Governo faz levantamento dos estragos provocados pelo mau tempo

Granizo Ds

O Ministério da Agricultura assegurou hoje à Lusa que a direção-regional de agricultura do Norte está a fazer o levantamento dos estragos provocados pelas chuvas e granizo que ocorreram na região Norte, provocando estragos na vinha.

“Já temos equipas da DRAP Norte no terreno a fazer os primeiros levantamentos [dos estragos]”, referiu o Ministério da Agricultura e da Alimentação, numa nota enviada à Lusa.

De acordo com o mesmo documento, o executivo está a trabalhar em “estreita ligação com os autarcas”.

O concelho de Vila Nova de Foz Côa registou na segunda-feira ao final da tarde fortes chuvas acompanhadas de granizo que provocaram prejuízos avultados na vinha, disse hoje à Lusa o presidente da Câmara.

“Foi registada a queda de pedras de granizo bastantes grandes e chuva intensa que destruíram praticamente todas as vinhas em dois terços do concelho. Os prejuízos são muito avultados em todo o setor agrícola. Também foram registadas inundações em habitações e estradas, e caminhos [ficaram] danificados”, explicou João Paulo Sousa.

Touça, Freixo de Numão, Cebadelhe, Mós, Murça e áreas de agricultura e vinha nas imediações da sede de concelho foram as localidades deste concelho do distrito da Guarda mais atingidas pela intempérie.

Além dos prejuízos na agricultura e na produção de vinho, várias estradas e arruamentos ficaram intransitáveis, estando hoje as máquinas do município a fazer a desobstrução das vias afetadas para se poder circular.

O concelho de Vila Nova de Foz Côa está integrado da sub-região vitivinícola do Douro Superior que está integrada na Região Demarcada do Douro (RDD), onde a vinha é a principal fonte de rendimento para os agricultores.


Conteúdo Recomendado