Governo cria lojas do cidadão em todos os municípios

O Governo vai criar uma Loja do Cidadão em cada município. A medida enquadra-se na estratégia de reorganização dos serviços de atendimento da administração pública e pretende reforçar a aproximação entre os serviços públicos e os cidadãos.

Para além da aposta nas Lojas do Cidadão, o projeto prevê ainda a criação de Espaços do Cidadãos que poderão ser geridos pelos municípios ou juntas de freguesia. Neste caso, o objetivo é que estes espaços possam ajudar os cidadãos a aceder a serviços que já estão disponíveis on line.

Esta estratégia de reorganização passa ainda pela criação dos serviços “Portugal porta a porta” e pelas “Carrinhas do cidadão”. No primeiro caso, pretende-se “levar” aos utentes as Lojas do Cidadão e no segundo reforça-se a mobilidade já, que mediante marcação, estas carrinhas levarão os serviços a zonas do país com menos recursos e mais distantes.

O projeto deverá começar em outubro, em duas regiões, mas não há ainda uma data exata para que esteja em funcionamento plento. Para já o governo irá discutir com os muncípios a forma como o modelo poderá entrar em vigor, já que são estes que irão ter a seu cargo a gestão de espaços como as Lojas do Cidadão.

Ainda assim, o governo já está a ter feedback de cada um destes modelos já que, entretanto, arrancaram testes aos vários pilares da reforma em diversos pontos do país: Palmela foi o local escolhido para testar as “Carrinhas do Cidadão”, e em Mação para o “Portugal porta-a-porta”.


Conteúdo Recomendado