Gouveia recebe o Campeonato do Mundo de Enduro em 2015

Pilotos e equipas mundiais farão a sua estreia nos “trilhos” de Gouveia nos dias 15, 16 e 17 de maio do próximo ano

O Campeonato do Mundo de Enduro está de volta a Portugal em 2015 e desta vez será a cidade de Gouveia a acolher os mais cotados pilotos da modalidade numa prova que se espera ser singular e de cariz inédito em Portugal.

O próximo GP de Portugal em Enduro terá lugar em Gouveia nos dias 15, 16 e 17 de maio de 2015, sendo por isso a quarta de oito etapas que compõem desde já o calendário da nova temporada da competição. Antes da chegada a Portugal, os melhores pilotos e equipas do mundo passarão pelo Brasil, Chile e Espanha, este último destino uma semana antes da prova lusa.
“Portugal tem uma tradição de há doze anos a fazer corridas duras e de nível sempre elevado. Decidimos aceitar um novo desafio de fazer a prova num novo local, um sítio completamente novo mas que reúne todos os requisitos que nós queremos para que se mantenha essa mesma tradição”, afirmou Pedro Mariano, principal responsável pelo Enduro em Portugal.
O principal destaque vai para a possibilidade de toda a ação central se realizar num único local, o Parque da Senhora dos Verdes, propriedade da Associação de Beneficência Popular de Gouveia, com cerca de 2000 hectares, dos quais 22 são vedados e infraestruturados.
“A prova será feita num local com uma área bastante grande, onde é possível colocar o Paddock, Parque Fechado e as provas ‘especiais’, o que se afigura de certa forma como algo inédito já que o público pode estacionar, acampar e deslocar-se facilmente a toda a dimensão da prova”, acrescentou ainda o dirigente federativo.
Para o Município de Gouveia a organização do Campeonato do Mundo de Enduro 2015 representa uma oportunidade de valorização do concelho de Gouveia e reforço do posicionamento da autarquia na receção de provas desportivas com impacto internacional. Luis Manuel Tadeu Marques, Presidente da Câmara Municipal de Gouveia encara esta organização como um desafio e uma oportunidade para demonstrar as potencialidades do concelho, nomeadamente do Parque da Senhora dos Verdes, para a receção de grandes eventos nacionais e internacionais.
“Este evento é igualmente a oportunidade de promover vários concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela assumindo-se nesta medida uma ação claramente supramunicipal. Sendo uma prova do Campeonato do Mundo é também Portugal que se promove internacionalmente na área dos desportos motorizados com inegáveis reflexos para a atividade económica, nomeadamente para o setor turístico” afirma o autarca.
“Gouveia tem uma longa ligação ao desporto motorizado, tendo sido palco de grandes eventos nacionais e recebeu em 2004 o Campeonato do Mundo de Trial. Os nossos recursos e a ligação à Serra da Estrela permitem-nos desenvolver atividades desportivas de grande impacto em paisagens únicas” refere o Presidente da Câmara Municipal de Gouveia.
O Campeonato do Mundo de Enduro é uma organização da Câmara Municipal de Gouveia em conjunto com o clube Natureza Eventos, estando a regulação desportiva sob égide da Federação Internacional de Motociclismo e da Federação de Motociclismo de Portugal.


Conteúdo Recomendado