Evento Terminado em 2022-09-18 12:00:00

Gouveia promove duas Visitas Guiadas ao Património Ecológico e Ambiental no fim de semana

Início: 2022-09-17 09:00:00
Fim: 2022-09-18 12:00:00
Local do Evento: Gouveia
Entidade Promotora: Município de Gouveia

Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município de Gouveia no âmbito do projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela.

Este fim de semana, 17 e 18 de setembro, está reservado para a realização de duas Visitas Guiadas ao Património Ecológico e Ambiental em Gouveia.


No sábado, 17 de setembro, a Visita Guiada terá como ponto de encontro a Junta de Freguesia de Arcozelo da Serra, pelas 9h00, possuindo o tema “Do prado ao prato”.


“Na freguesia de Arcozelo da Serra, os hábitos e tradições de uma agricultura em modelo extensivo e sustentável ainda são mantidos, o que permite encontrar vários mosaicos agro-silvo-pastoris com grande valor ecológico e biológico”, explica o Município de Gouveia.


“Os participantes, mais do que assistirem à exposição dinamizada por um guia, obtêm uma experiência sensorial in loco dos ecossistemas do território”, refere a autarquia.


No domingo, a iniciativa terá como tema “Ecossistemas de Altitude”, sendo que o ponto de encontro é no Posto de Turismo de Gouveia, pelas 9h00.


“A ‘Santinha’ é o ponto mais alto do concelho e nele podemos ver espécies que estão perfeitamente adaptadas à altitude, tornando-se mesmo endémicas destas características, como a urze e a carqueja. Ecologia adaptativa, pastorícia e o efeito dos incêndios na passagem poderão ser observados e interpretados durante a caminhada”, esclarece a organização.


Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município de Gouveia no âmbito do projeto Cultura em Rede das Beiras e Serra da Estrela, cofinanciada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia.


Conteúdo Recomendado