Gouveia inaugura Casa da Vivência Judaica e Incubadora de Empresas no dia 01 de fevereiro

O município de Gouveia vai comemorar o 34.º aniversário da elevação a cidade, no dia 01 de fevereiro, com um programa que inclui a inauguração da Casa da Vivência Judaica e da Incubadora de Empresas.

Segundo a autarquia presidida por Luís Tadeu, o programa terá início às 11h30, com a inauguração da Casa da Vivência Judaica, um novo espaço museológico da cidade de Gouveia, “que será o ponto de partida para a descoberta do património judaico medieval e cristão novo do concelho”.

O município referiu, em comunicado enviado à agência Lusa, que na Casa da Vivência Judaica “será contada a história da presença judaica no concelho de Gouveia e de todo o seu contributo no desenvolvimento urbano, social e cultural na região”.

No espaço serão exibidos artefactos de “relevância inquestionável”, com destaque para a inscrição hebraica da sinagoga medieval de Gouveia, “a última sinagoga construída na Península Ibérica”.

No dia 01 de fevereiro, terça-feira, as comemorações dos 34 anos da elevação de Gouveia a cidade, prosseguem, pelas 15h00, com a inauguração das obras de reconversão do espaço da antiga fábrica têxtil Bellino & Bellino (Fases I e II), do novo parque de lazer da cidade e do pavilhão que irá acolher a Incubadora de Empresas e Negócios de Gouveia.

Na ocasião, será celebrado um protocolo de colaboração entre o município de Gouveia, no distrito da Guarda, e a empresa Mentes Fulgurantes, Lda.

A autarquia adiantou que a empresa irá, através do projeto “The Rock”, dinamizar a nova incubadora empresarial “orientada para o desenvolvimento de um ecossistema na área da cibersegurança”.

Por fim, será apresentado o Projeto ‘WIFI4EU Gouveia’, que irá disponibilizar à população, aos visitantes e aos turistas, um novo serviço gratuito de acesso à internet sem fios.

Segundo a fonte, o programa comemorativo contará com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Soares Miguel, e da presidente da Comissão de Coordenação da Região Centro (CCDRC), Isabel Damasceno.


Conteúdo Recomendado