Decorridos dois meses da Inauguração da Casa Vergílio Ferreira – Para Sempre, os escritores Gonçalo M Tavares e Ayşenur Tanriverdi são os primeiros convidados a disfrutar da residência literária nesta Casa.
Esta iniciativa resulta da intenção do Município de Gouveia em promover novos projetos de produção literária em língua portuguesa, na aldeia de Melo. Durante dois dias, os escritores residirão no espaço, permitindo-lhes mergulharem num ambiente de refúgio, propício para relaxar e criar, bem como contactarem, de forma privilegiada, com Melo, as suas gentes, a sua história e identidade.
Aproveitando a estadia de Gonçalo M. Tavares, será ainda promovido, durante as tardes dos dias 7 e 8 de dezembro, o curso: Grandes Temas do Mundo Contemporâneo: O que se pode pensar e escrever a partir da obra de alguns artistas contemporâneos: Vergílio Ferreira.
A partir do livro “Dicionário de Artistas” de Gonçalo M. Tavares, edição Relógio de Água e de referências ao livro “Atlas do Corpo e da Imaginação” – livros recomendados para este momento de reflexão e aprendizagem, este curso, com a duração de 10 horas, partirá da obra de artistas contemporâneos para uma reflexão em conjunto sobre a imagem, o movimento e a palavra em Vergílio Ferreira.
O objetivo do curso é aproximar os leitores de livros da arte contemporânea, através da apresentação sucinta da obra de um dos mais relevantes artistas contemporâneos e da sua relação com a palavra.
Os interessados devem proceder a inscrição prévia contactando a Biblioteca Municipal via telefone: 238 490 230 (chamada para rede fixa nacional) ou através do endereço eletrónico: bibliotecamunicipal@cm-gouveia.pt.
Ayşenur Tanriverdi é uma escritora turca, nascida em 1988. Licenciada na faculdade de Ciências, Departamento de Biologia, da Universidade de Istambul. Os artigos escritos por ela foram publicados em jornais e revistas de cultura e arte. Escreveu dois livros de contos, publicados pela H2O, em 2019 e por Iletişim Publishing, em 2023. Desde 2022 que reside em Lisboa.
Aberta desde 3 de outubro deste ano, a Casa Vergílio Ferreira- Para Sempre já recebeu cerca de 800 visitantes, sendo que esta iniciativa é a primeira atividade da residência literária, estando, no entanto, já programadas outras para 2025, nomeadamente aquando da comemoração dos 109 de nascimento do escritor de Aparição.