O evento desportivo conta com uma prova de natação no Vale do Rossim, uma prova de ciclismo que percorre os concelhos de Gouveia e Manteigas e uma prova de atletismo em Manteigas.
A edição deste ano apresenta novidades, para além das distâncias Half e Starter, será possível realizar a distância Full, contando assim a prova com três desafios, podendo os participantes optar pelo Estrela Xtreme Triathlon® – Starter, pelo Estrela Xtreme Triathlon® – Half ou pelo Estrela Xtreme Triathlon® – Full.
O Estrela Xtreme Triathlon – Starter consiste em 1000 metros de natação nas águas do Vale do Rossim, 53 km de bicicleta com 1000 metros de desnível positivo, iniciando-se o trajeto no Vale do Rossim e terminando no Parque da Várzea (Manteigas) e 15 km de corrida com 600 metros de desnível positivo.
Já no Estrela Xtreme Triathlon – Half, os triatletas põem-se à prova em 2000 metros de natação (Vale do Rossim), 105 km de bicicleta (Vale do Rossim – Parque da Várzea) com 2600 metros de desnível positivo e 21 km de corrida com 900 metros de desnível positivo.
O Estrela Xtreme Triathlon – Full apresenta-se como uma prova ainda mais desafiante, com 4000 metros de natação, seguidos de 190 km de bicicleta com 4800 metros de desnível positivo e 41 km de corrida com 1600 metros de desnível positivo.
O Estrela Xtreme Triathlon baseia-se noutras provas idênticas e de referência internacional realizadas na Europa, propondo aos participantes um tri-desafio, composto por provas de natação, ciclismo e atletismo.
O objetivo do evento, para além do desafio desportivo, passa por unir os principais concelhos do maciço central da Serra da Estrela, sendo Gouveia e Manteigas as principais referências para a modalidade desportiva, uma vez que conseguem proporcionar os recursos naturais e desportivos necessários à organização deste tipo de eventos, aproveitando ao máximo o relevo do Parque Natural da Serra da Estrela, bem como a qualidade paisagística e ambiental da nossa região. O Estrela Xtreme Triathlon promete ser um evento exigente e desafiador, levando os atletas a aventurar-se e testar os seus limites, constituindo, também, um convite à descoberta dos encantos da Serra da Estrela.