Geopark Estrela promove primeiro ObservaEstrela em Gouveia

Nos dias 29 e 30 de junho e 1 de julho, decorrerá na cidade de Gouveia o primeiro ObservaEstrela.

Integrado na rede de Observas, promovida pelo ICNF, este festival de natureza e paisagem será organizado pela Associação Geopark Estrela (responsável pela candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO) e pelo Município de Gouveia, tendo como parceiros o CERVAS (Centro de Ecologia Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens), o CISE (Centro de Interpretação da Serra da Estrela), o Turismo Centro Portugal e, como parceiro media, a National Geographic Portugal. Este festival tem como objetivo a promoção da relação entre o turismo e a ciência, de uma forma integrada e focando os valores naturais e culturais desta Montanha.

No programa do ObservaEstrela estão agendadas diversas atividades que vão ao encontro dos objetivos traçados. De forma a que os agentes locais, bem como empresas de animação turística e outras entidades ligadas à natureza a ao património natural e cultural possam expor o seu trabalho, está planeada uma feira que permitirá divulgar estas entidades, não só à população local que visite o recinto, mas também a todos os participantes que decidam passar este fim de semana em Gouveia. Com o objetivo de debater as várias temáticas relacionadas com a Estrela, estão também agendadas palestras e workshops, cada um deles abordando temáticas específicas, e que no conjunto permitirão aos participantes adquirir uma nova visão sobre o património deste território, património este que será observado no último dia do festival através da realização de saídas de campo interpretadas.

Paralelamente, estão agendadas outras atividades, como incentivos à gastronomia local com o programa “Sabores da Estrela”, visitas ao Parque Ecológico de Gouveia e à Casa da Torre, bem como uma sessão de observação astronómica com o apoio do Observatório Geofísico e Astronómico da Universidade de Coimbra. A nível lúdico, estão programadas atividades de animação para os mais novos, concertos com grupos e sonoridades locais e sessões de vídeo mapping.

Segundo a organização, “pretende-se que no final deste festival pretende-se que os participantes saiam com um novo olhar sobre a Estrela e que, para a economia e populações locais, haja um retorno positivo, uma vez que é para elas que se encontra em curso esta candidatura a Geopark.”


Conteúdo Recomendado