Tem uma influência determinante na estruturação dos territórios rurais, na paisagem e no tecido social. O setor agroalimentar cria valor e cria emprego direto e indireto noutros setores de atividade, como sejam os serviços e a indústria de equipamentos, entre outros. É o principal setor de atividade em muitas regiões desfavorecidas.
Atualmente, muitos são os desafios que se colocam, nomeadamente a globalização dos mercados, a preservação do meio ambiente, os novos hábitos de consumo, as novas formas de produção e a qualidade e rastreabilidade dos alimentos.
Com o objetivo de contribuir para a interpretação destes novos sinais, a DRAPCentro leva a efeito sete debates, centrados nas suas delegações regionais, para refletir com os agentes das fileiras regionais sobre as potencialidades e oportunidades dos territórios rurais no que concerne aos principais temas da agenda agrícola designadamente a economia, o ambiente, os recursos, a inovação, o território, a identidade e os produtos. Esta abordagem sobre o futuro da agricultura regional será necessariamente enquadrada na estratégia nacional para a agricultura e desenvolvimento rural.
O primeiro debate irá acontecer no próximo dia 27 de fevereiro, sexta-feira, no auditório da Escola Profissional do Fundão, com início às 14 horas.
O debate contará, entre outras individualidades, com a presença do Sr. Secretário de Estado da Agricultura, Engº Diogo Albuquerque.
A inscrição, gratuita, está disponível online no portal da DRAPCentro: www.drapc.min-agricultura.pt
Esta iniciativa conta com a colaboração do Município do Fundão, Escola Profissional do Fundão, Centro de Informação Europe Direct Beira Interior e Caixa de Crédito Agrícola.