Fundão apresenta Agência Independente da Baixa Densidade

O Município do Fundão, em colaboração com o Instituto do Território – Rede Portuguesa para o Desenvolvimento do Território (IT), apresenta hoje, às 18 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal do Fundão, a Agência Independente da Baixa Densidade (AIBD).

Esta Agência, que está a ser criada pelo Instituto do Território (IT), tem como diretor Luís Ramos, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), e sede oficial no Município do Fundão.

A criação da Agência Independente da Baixa Densidade pretende fazer face à tendência crescente de perda de coesão territorial de Portugal, com o acentuar das assimetrias regionais, da desertificação humana e da desvalorização do território do interior. Neste sentido, ambiciona trabalhar em prol de um novo paradigma de desenvolvimento territorial, capaz de gerar e fixar riqueza e emprego, valorizando eficazmente as amenidades, os recursos naturais, o capital humano e as competências de cada território.

A AIBD tem como objetivo conceber uma nova estratégia para o desenvolvimento de projetos para as diferentes problemáticas e áreas temáticas das regiões do Interior do país em geral, e para os territórios de baixa densidade em particular, bem como elaborar propostas de natureza administrativa e/ou legislativa que contribuam para uma maior eficácia das políticas ou o incremento da coesão territorial.

A Agência integrará como membros autarquias locais, associações de municípios, associações de desenvolvimento local, associações empresariais, institutos e empresas públicas, entidades da administração central ou organismos desconcentrados e outras entidades da administração pública, assim como instituições de ensino superior, entre outras.


Conteúdo Recomendado