Fulbright e Departamento de Estado dos EUA selecionam docente da UBI para programa intensivo

Samuel de Paiva Pires foi selecionado para participar no programa Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Scholars on Foreign Policy, que decorre entre os dias 13 de junho e 26 de julho, na Universidade de Delaware.

Samuel de Paiva Pires, docente do Departamento de Sociologia da Universidade da Beira Interior (UBI), foi selecionado pela Fulbright Portugal e pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América (EUA) para participar no programa Study of the U.S. Institutes (SUSI) for Scholars on Foreign Policy.

O programa SUSI contempla várias áreas sectoriais e todos os anos são selecionados cerca de 100 académico para cursos intensivos de seis semanas que compreendem dezenas de conferências e seminários, refere uma nota da Academia.

Após apresentação da candidatura à área de U.S. Foreign Policy, o também Diretor de Curso do 2.º Ciclo/Mestrado em Relações Internacionais da UBI foi selecionado para integrar o grupo de 18 académicos que participará no programa, que decorre entre os dias 13 de junho e 26 de julho, na Universidade de Delaware.

Segundo uma nota informativa, este programa tem como principal objetivo conferir aos seus participantes conhecimentos que permitam melhorar a qualidade do seu ensino e investigação sobre os EUA e, especificamente, sobre a política externa do país.

Samuel de Paiva Pires considera que “esta será uma oportunidade única para aprender sobre o processo decisório dos EUA em matéria de política externa e as suas perspetivas para o futuro da ordem internacional com dezenas de especialistas em temas como a grande estratégia do país, as suas relações com vários países e regiões, terrorismo, cibersegurança, migrações, comércio internacional, entre outros”.

A participação do docente da UBI insere-se na estratégia de reforço dos Estudos de Área na Licenciatura em Ciência Política e Relações Internacionais e no Mestrado em Relações Internacionais.


Conteúdo Recomendado