Fim de semana à porta com previsão de chuva e de neve

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro, subindo para 1600 metros a partir da tarde.

Esta semana oficializou o regresso da chuva ao território continental, depois de uma travessia no deserto que parecia não ter fim à vista. Mas teve. Não o frio (até porque é inverno), mas o tempo seco deu lugar a nuvens e precipitação, sobretudo desde quarta-feira.

Para hoje, sexta-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê períodos de céu muito nublado, em especial por nuvens altas, tornando-se gradualmente muito nublado a partir do início da manhã de norte para sul.

Estão previstos períodos de chuva no litoral Norte a partir do início da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, e sendo apenas a partir do final da tarde na região Sul.

Para esta sexta-feira, o IPMA prevê queda de neve acima de 800/1000 metros nas regiões Norte e Centro, subindo para 1600 metros a partir da tarde. O vento, esse, soprará fraco a moderado (até 25 km/h) do quadrante norte, rodando para o quadrante oeste a partir do final da manhã, soprando moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas, e tornando-se moderado (20 a 35 km/h) no litoral oeste a partir do meio da tarde.

Os meteorologistas sublinham ainda a formação de gelo ou geada em alguns locais do interior Norte e Centro, possibilidade de formação de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais e uma pequena descida de temperatura.

Quanto às temperaturas, o distrito de Faro regista, esta sexta-feira, uma máxima de 17ºC e uma mínima de 8ºC, sendo a região mais quente do território continental.

No lado oposto, Bragança regista as temperaturas mais baixas (mínima de -2ºC e máxima de 5ºC), segue-se Guarda (-1ºC e 5ºC), Viseu (0ºC e 8ºC), Vila Real (1ºC e 6ºC), Braga (1ºC e 9ºC), Castelo Branco (1ºC e 11ºC), Aveiro (2ºC e 11ºC), Leiria (2ºC e 13ºC), Viana do Castelo (3ºC e 10ºC), Porto (3ºC e 11ºC), Portalegre (3ºC e 10ºC) e Santarém (3ºC e 14ºC).

Na capital, Lisboa é espera uma temperatura mínima de 6ºC e uma máxima de 14ºC. Para Setúbal, 4ºC e 15ºC e mais a sul, no Alentejo, os termómetros registam mínimas de 2ºC tanto em Évora como em Beja, distritos onde a máxima varia entre os 13ºC e os 14ºC.

No arquipélago da Madeira, o Funchal vai registar as sempre simpáticas temperaturas amenas, estando prevista uma máxima de 20ºC e uma mínima de 14ºC. No Porto Santo, o cenário é idêntico. Nos Açores, onde também está prevista chuva nas Flores e na Horta, as temperaturas máximas variam entre os 17ºC e os 19ºC e as mínimas entre os 13ºC e os 15ºC.

Para sábado, para o território continental, estão igualmente previstos períodos de chuva, por vezes persistente nas regiões Norte e Centro e queda de neve acima de 1600 metros.

O vento vai ser fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando moderado a forte (30 a 40 km/h), por vezes com rajadas até 65 km/h, no litoral a partir do meio da tarde. Nas terras altas, o vento será moderado a forte (30 a 50 km/h) do quadrante oeste, com rajadas até 80 km/h a partir da manhã.

Está prevista, para sábado, uma subida de temperatura, sendo acentuada da mínima, mas que voltará a descer, ligeiramente, no domingo, dia que será também marcado por períodos de chuva.

Conteúdo Recomendado