Filmes de alunos da UBI apresentados em site

Desde o final de 2013 que é possível conhecer online mais de 100 trabalhos realizados por alunos do curso de Cinema da Universidade da Beira Interior (UBI).

O site “Filmes UBI” resulta da pesquisa em estágio de Patrícia Silva, aluna do mestrado de Comunicação Estratégica, e a ideia partiu de Ana Catarina Pereira que idealizou uma plataforma porque, «mesmo pelos covilhanenses, a licenciatura e mestrado de Cinema não eram muito conhecidos».

Uma opinião corroborada por Patrícia Silva que verificou, após o levantamento de todo o material produzido ao longo de dez anos, que os alunos tinham produzido «muitos filmes bons que eram mais conhecidos fora do que dentro da universidade». Ana Catarina Pereira considera que a plataforma é «de fácil navegação», sendo que no site “Filmes UBI” «o utilizador entra e pode ver os “trailers”, ler o que a imprensa escreve sobre nós, saber quais os filmes que foram premiados e os que estiveram em competição internacional». A página também serve para noticiar as distinções conseguidas pelos alunos no estrangeiro e divulgar festivais e conferências organizadas pelo curso. Para breve, o “Filmes UBI” – concebido pela aluna Bibiana Nunes – vai divulgar o festival de projetos dos alunos, o UBICinema e passará a ter na íntegra os filmes mais antigos.

O site vai ainda evoluir, já que, segundo a mestranda Patrícia Silva, «depois de estar concluído, achamos importante que não seja só uma base de dados e pensámos a remodelação de forma a que o utilizador dê a sua opinião». Segundo Ana Catarina Pereira, um dos grandes objetivos do “Filmes UBI” passou pela divulgação do curso e serviu para que os trabalhos «dos alunos tivessem mais saída na participação em festivais e mostras, até porque isso é importante para eles a nível profissional». Além de servir de montra, a professora de Cinema considera o site muito útil para «mostrar excertos a críticos, realizadores, distribuidoras e jornalistas». As metas já terão sido atingidas, pois, desde o lançamento do site, «já conseguimos ter salas cheias e maior cobertura da imprensa regional e da RTP. Os filmes premiados tiveram mais facilidade em entrar nos festivais, o que para nós tem sido bom», congratula-se Ana Catarina Pereira.

Para este êxito também têm contribuído os atores convidados, com Ana Catarina Pereira a recordar que «os nossos alunos têm conseguido a participação, a título gracioso, de atores que já entraram em vários filmes, como o Adriano Luz, Rui Nunes, Nuno Melo», entre outros.


Conteúdo Recomendado