Figueira de Castelo Rodrigo promove 1.ª Convenção Autárquica Municipal

A Câmara e a Assembleia Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promovem na sexta-feira uma convenção autárquica para debater temas relacionados com o município e com a região, foi hoje anunciado.

Segundo o presidente da autarquia, o socialista Paulo Langrouva, na 1.ª Convenção Autárquica Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, com o tema “Mobilizar ideias/Concretizar ações”, é esperada a participação de todos os eleitos locais, que foram convidados.

O início dos trabalhos está agendado para as 14h30, para o auditório do Pavilhão dos Desportos, naquela vila do distrito da Guarda situada junto da fronteira com Espanha.

A iniciativa, que “pretende envolver e comprometer os eleitos locais na vida municipal e da freguesia”, é considerada pelo autarca de Figueira de Castelo Rodrigo como sendo “inédita a nível nacional, diferenciadora e arrojada”.

Paulo Langrouva disse hoje à agência Lusa que na 1.ª Convenção Autárquica Municipal serão debatidos os temas “O Seguro de Saúde Municipal/Desenvolvimento social”, o projeto social “Estou no Radar/Rumo à economia social”, “Territórios de baixa densidade/E depois?”, “Comunidade Intermunicipal/Para quê?” e “Colaboração freguesia – município/Em que termos?”.

“Nós queremos que daqui emane uma ou outra moção de censura relativamente a determinados temas, dos quais nós podemos estar em discordância, que serão enviados para várias entidades para que nos possam eventualmente ouvir ou, pelo menos, ficarem com boa nota dessa nossa discordância”, explicou o autarca de Figueira de Castelo Rodrigo.

Paulo Langrouva admite que na convenção poderão ser tomadas atitudes “em relação a temas que são importantes para o desenvolvimento do concelho, mas que eventualmente não estão a seguir a melhor direção”, sem especificar quais.

O concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, com cerca de 6.260 habitantes, é composto por dez freguesias.

O município integra a Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela, que abrange mais 14 municípios dos distritos de Guarda e de Castelo Branco (Belmonte, Covilhã, Fundão, Almeida, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Guarda, Gouveia, Manteigas, Mêda, Pinhel, Seia, Sabugal e Trancoso).


Conteúdo Recomendado