Figueira de Castelo Rodrigo oferece alojamento a médicos que se fixem no concelho

O presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva, anunciou que a autarquia disponibiliza alojamento gratuito aos médicos de clínica geral e familiar que queiram trabalhar no centro de saúde local.

O autarca socialista disse à agência Lusa que a medida, tomada em articulação com a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, pretende colmatar a falta de médicos no centro de saúde que em breve vai funcionar em novas instalações.

“O centro de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo tem atualmente dois médicos [de clínica geral] e o ideal seria ter mais dois”, referiu Paulo Langrouva.

Tendo em conta “as grandes carências no âmbito da saúde e consequente necessidade da contratação de médicos”, o município “providenciará habitação de forma completamente gratuita, para todo o corpo clínico que venha a deslocar-se e a desempenhar funções” no concelho.

“Pretende-se com esta medida combater as presentes dificuldades com que esta região se depara devido à falta de médicos, criando-se assim uma atratividade extra para todos os profissionais de saúde devidamente habilitados poderem optar por exercer no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo e servir condignamente as suas gentes”, disse.

Paulo Langrouva explicou que os médicos serão contratados pela ULS da Guarda, que gere a unidade de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, e que o município disponibiliza alojamento para resolver a falta de especialistas no concelho do distrito da Guarda, localizado junto da fronteira com Espanha.

A Câmara Municipal está a publicitar a medida na sua página na internet e no facebook, referindo o autarca que já recebeu dois pedidos de informação.

“Já recebemos dois ‘e-mails’ [de um médico e de uma médica] que manifestam interesse e querem saber o que nós temos para oferecer e de que tipo de contrato se trata, se é com a Câmara ou com a ULS”, disse o autarca.

Observou que o concelho necessita de mais dois médicos de família e de clínica geral, mas caso fosse recrutado um já era “satisfatório” e minimizava as preocupações sentidas pela autarquia e pela população.

“Eu estou esperançado e estou confiante. Como já tivemos estes dois contactos, embora sem nada em concreto, começa a haver manifestação de interesse, o que já valeu a pena”, disse, lembrando que um anterior concurso do Ministério da Saúde ficou deserto.

Para colmatar as falhas do Serviço Nacional de Saúde e a falta de médicos no centro de saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, a autarquia também avançou com o processo de criação de um seguro de saúde municipal gratuito para os 6.290 habitantes do concelho.


Conteúdo Recomendado