O Festival Internacional e a Liga Nacional de Parapente decorrem até domingo, dia 18 de agosto, e espera receber cerca de 100 pilotos nacionais e estrangeiros.
Para Carlos Ascensão, presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira, a aldeia histórica de Linhares da Beira apresenta “ótimas condições para a prática desta modalidade” e refere ainda que “serão dias de grande sucesso e a expectativa é para que apareçam também muitos visitantes” ao longo dos quatro dias do evento.
Segundo a organização, os eventos desportivos têm três vertentes: Competição A (destinada a pilotos experientes, que vai contar para a Liga Nacional de Parapente), Competição B (para iniciados) e Lazer (para os visitantes que pretendem realizar voos de iniciação em equipamentos bilugar).
A aldeia de Linhares da Beira, localizada a 820 metros de altitude, a noroeste da Serra da Estrela, considerada a Catedral do Parapente”, tem vindo a atrair cada vez mais participantes, nacionais e estrangeiros, durante todo o ano e, em especial no verão. No último dia do evento, domingo, dia 18 de agosto, terá lugar a entrega de prémios num jantar convívio.
A iniciativa é organizada pelo Clube de Voo Livre Vertical e pela Escola Aventura de Linhares da Beira, em colaboração com a Câmara Municipal de Celorico da Beira e com a Junta de Freguesia de Linhares da Beira.