Festas dos Santos Populares animam bairros da Guarda

Cerca de 1.400 pessoas vão participar, direta e indiretamente, no evento “Santos do Bairro”, promovido pela Câmara da Guarda para animar a cidade e dinamizar a economia local durante a quadra dos santos populares, foi hoje anunciado.

A quinta edição do evento, a realizar entre os dias 13 e 24 de junho, inclui marchas populares, o concurso da Boneca de Cristal, gastronomia, exposições de artes e ofícios e a realização da feira anual de São João (dia 24) no centro da cidade.

Segundo o presidente da autarquia da Guarda, Álvaro Amaro, que apresentou hoje o programa do evento em conferência de imprensa, a iniciativa é já “uma das marcas” da cidade.

“A marca já está a ficar mais forte”, referiu, indicando que o objetivo do programa “Santos do Bairro” é, em primeiro lugar, “envolver” os habitantes locais e, em segundo, “chamar mais gente para ver e gostar”.

A iniciativa visa ainda dinamizar a economia local e fomentar as dinâmicas dos bairros.

O vereador com o pelouro da Cultura, Victor Amaral, também presente na conferência de imprensa, acrescentou que estão envolvidos dez bairros da Guarda (mais três do que em 2017), que apresentam seis marchas.

Ao concurso da Boneca de Cristal concorrem nove bairros (Alfarazes, Bonfim, Guarda-Gare, Lameirinhas, da Luz, do Pinheiro, Póvoa do Mileu, São Vicente e Sequeira), que se habilitam a um prémio de 1.200 euros.

A escolha da boneca de cristal resultará de uma avaliação de 50% pelos jurados (elementos da marcha convidada, de Alcântara, Lisboa) e de 50% por votação 0online’ na página do município da Guarda.

Na conceção das marchas, segundo Victor Amaral, serão atribuídos o primeiro prémio no valor de 1.000 euros, o segundo de 500 e o terceiro de 300 euros.

A marcha vencedora irá a Lisboa representar a Guarda nas marchas populares, disse o autarca.

O programa “Santos do Bairro” inclui iniciativas nos bairros envolvidos (São Vicente, dia 13, Bairro do Pinheiro, 14, Bairro da Luz, 15, Alfarazes, 16, Bairro de São Domingos, 17, Póvoa do Mileu, 18, Sequeira, 19, Lameirinhas, 20 e Bonfim, 21) e na Praça do Município (marchas populares, feira de artes e ofícios, gastronomia, animação, baile popular e queima da boneca).

A feira anual de São João será realizada no dia 24 de junho no centro da cidade, a partir da envolvente do Jardim José de Lemos, prolongando-se depois ao longo das ruas Vasco Borges, Batalha Reis e Soeiro Viegas.


Conteúdo Recomendado