Festas da Cidade e inauguração da Casa da Cultura de Pinhel

De 21 a 25 de agosto, Pinhel vai viver mais uma edição das festas da cidade com um programa que inclui música, desporto, inaugurações e as comemorações do Dia da Cidade.

No dia 24 de agosto destaca-se um espetáculo musical com o cantor Mickael Carreira, a realizar no Largo dos Combatentes.

No entanto, o destaque do programa vai para o dia 25 de agosto, segunda-feira, quando será assinalado o 246º aniversáruio da cidade de Pinhel. O programa comemorativo inclui, entre outros momentos, a inauguração de um monumento de homenagem a Camilo Castelo Branco (no Largo Ministro Duarte Pacheco), a inauguração da Casa da Cultura (edifício do antigo Paço Episcopal) e da Zona Urbana Requalificada (Rua da  Liberdade, Largo José Dias Coelho e Rua da República).

Recorde-se que a Câmara Municipal de Pinhel adaptou o antigo edifício do Paço Episcopal, que nos últimos anos funcionou como Residência de Estudantes, a Casa da Cultura, para acolher um Museu dedicado ao Mestre Soares, o Museu Municipal e a Biblioteca Municipal.

O Presidente da autarquia, Rui Ventura, disse ao Jornal a Guarda que o Museu Pintor Mestre Manuel Soares albergará cerca de 175 obras. Referiu que o Mestre Soares é o autor das ilustrações dos livros de História de “há alguns anos”. “Todas as ilustrações vão estar neste museu. Estamos a falar de quadros com dimensões de 2 metros, onde se retratam as bastalhas em que Portugal esteve envolvido. Nós queremos criar um cluster paras as escolas a nível nacional”, declarou. O Museu Pintor Mestre  José Manuel Soares comportará diversas áreas distintas, designadamente, área de reserva e Centro Documental.


Conteúdo Recomendado