Festa da Castanha em Folgosinho

A aldeia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, na Serra da Estrela, recebe nos dias 2, 3 e 4 de novembro, mais uma edição da festa dedicada à castanha.

Motivados pelo sucesso das edições anteriores o Município de Gouveia e todas as entidades associadas ao evento pretendem com esta iniciativa, onde a castanha é “rainha”, estimular a sua produção, bem como a produção de produtos confecionados tendo como base este fruto.

A festa é organizada pelo Município de Gouveia em parceria com Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho, o Rancho Folclórico “Cancioneiro de Folgosinho” e a Associação FOLGONATUR.

Segundo uma nota da autarquia, a Festa da Castanha pretende que visitantes e turistas que passem em Folgosinho durante o certame, possam experienciar uma vivência de aldeia, acompanhada pelos tradicionais sabores locais, onde a castanha tem uma grande importância na culinária da região.

No primeiro dia do festival, dia 2 de novembro, haverá uma Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho, a atuação do Grupo de Concertinas de Folgosinho e um concerto da banda Lucky Duckies, com muito “Vintage Swing & Rock’n’Roll”, assinalando assim a Tour dos 30 Anos da banda e a

No dia 03 de novembro, realizar-se-á, o Seminário “Incêndios/2017 – Recuperação dos Soutos e da Floresta”, a visita ao património com workshop de micologia e saída de campo. No sábado, dia 03 de novembro, a animação está a cargo do grupo musical HIFI.

No último dia, domingo, está programada uma Caminhada, a “Rota dos Soutos” com uma ação de reflorestação e também uma visita ao património. A animação para esse dia fica a cargo do Grupo de Concertinas de Gouveia e o Rancho Folclórico de “Cancioneiro de Folgosinho”.

A festa realizar-se-á no Adro de Viriato, em Folgosinho.

 

PROGRAMA

Dia 2, sexta-feira
19H00 – Inauguração da Feira da Castanha de Folgosinho com a Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho 
Exposição e vendas de produtos relacionados com a castanha e doçaria regional e Gastronomia
20H00 – Animação pelo Grupo de Concertinas de Folgosinho
21H30 – Concerto THE LUCKY DUCKIES
00H00 – Encerramento da Feira

Dia 3, sábado
10H30 – SEMINÁRIO “INCÊNDIOS/2017 – RECUPERAÇÃO DOS SOUTOS E DA FLORESTA”
Oradores: 
Paulo Pimenta de Castro, consultor e preside à Direção da Acréscimo, Associação de Promoção ao Investimento Florestal, co-autor do livro “Portugal em chamas. Como resgatar as florestas”
João Camargo, ativista do movimento Climáximo, investigador do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, no doutoramento em Alterações Climáticas e Políticas de Desenvolvimento Sustentável, e autor dos livros Que Se Lixe a Troika (2013) e Manual de Combate às Alterações Climáticas (2018), co-autor do livro “Portugal em chamas. Como resgatar as florestas”
10H30 – Abertura da Feira
12H30 – Animação pelo Grupo GIRAFOLES
14H00 – Visita ao Património, guiada pelo Arqueólogo Joel Correia
14H30 – Animação pelo Grupo GIRAFOLES
15H30 – Saída de campo com workshop de micologia orientada por Rui Cardoso Ramos da Associação Aldeia
15H00 – Concurso de Doçaria
16h00 – Show Cooking– CHEF Flávio Lopes
21H30 – Concerto HIFI
01H00 – Encerramento da Feira

Dia 4, domingo
09H00 – Rota dos Soutos – Caminhada com Reflorestação 
Concentração no Adro de Viriato
10H30 – Abertura da Feira
12H00 – Animação pelo Grupo de Concertinas de Gouveia
14H00 – Visita ao Património, guiada pelo Arqueólogo Joel Correia
15H00 – Animação pelo Rancho Folclórico “ Cancioneiro de Folgosinho”
16H30 – Magusto Comunitário e Sopa de Castanha
17H30 – Encerramento da Feira

 


Conteúdo Recomendado