Festa da Castanha começa esta sexta-feira em Folgosinho (Gouveia)

A aldeia de Folgosinho, no concelho de Gouveia, acolhe nos dias 1, 2 e 3 de novembro, mais uma edição da festa dedicada à castanha.

O Município de Gouveia, em parceria com a Junta de Freguesia de Folgosinho, os Baldios de Folgosinho e a Associação FOLGONATUR, organiza nos dias 1, 2 e 3 de novembro, mais uma edição da Festa da Castanha, em Folgosinho. O programa contempla um Magusto Comunitário, workshop de cogumelos selvagens, showcooking de castanha e o concurso de doçaria, tendo como base a castanha.  

A Festa da Castanha inicia esta sexta-feira, dia 1, e conta com a participação da Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Folgosinho. À noite, pelas 21h30,o certame será animado pelo Grupo de Concertinas de Folgosinho e a Banda Índice.

No dia seguinte, dia 02, da parte da manhã, realiza-se um Seminário dedicado à temática dos soutos e da floresta, que terá lugar na Junta de freguesia de Folgosinho. No período da tarde, haverá um workshop de cogumelos selvagens e respetiva saída de campo, seguindo-se um showcooking e o tradicional Concurso de Doçaria de Castanha. Nessa noite, Iran Costa sobe ao palco da Festa da Castanha onde apresenta o seu último trabalho “XXV” e recorda grandes êxitos como “O Bicho”, “Pimpolho”, “Requebra” e “Dança do Quadrado”.

No domingo, último dia, a população e interessados vão ser convidados a plantar castanheiros, uma iniciativa com o intuito de contrariar os efeitos nocivos dos incêndios que afetaram a região em 2017. O Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior de Gouveia e o Rancho Folclórico Cancioneiro de Folgosinho ficam responsáveis pela animação do evento que encerra com um magusto comunitário e a tradicional sopa da castanha.


Conteúdo Recomendado