Segundo uma nota do Município da Covilhã, “o período de inscrições para preenchimento dos stands destinados a exposição e comércio de artesanato decorrerá até ao dia 2 de junho de 2023”.
A FIADA destina-se a acolher artesãos e Unidades Produtivas Artesanais (UPA) de pessoa singular ou coletiva, que se encontrem registadas na plataforma do Registo Nacional do Artesanato, com Carta de Artesão ou de Unidade Produtiva Artesanal válida. Exclui-se do âmbito do certame a atividade artesanal decorrente da produção/preparação de bens alimentares.
O recinto contará com dezenas de stands, entre artesãos, Unidades Produtivas Artesanais e convidados institucionais. À semelhança da primeira edição da FIADA, serão realizados workshops e oficinas direcionadas, especificamente, a artesãos e públicos de todas as idades, em datas e horários a divulgar em breve. Os visitantes poderão, também, contar com palcos para animação musical e espaços de street food.
Uma das novidades desta edição é a criação do Prémio FIADA’23, que será atribuído por um júri à peça de artesanato vencedora. Os artesãos que desejem inscrever uma peça da sua autoria a concurso devem mencioná-lo no Boletim de Inscrição, preenchendo os campos destinados ao efeito. As peças devem refletir ou aludir (direta ou indiretamente) a elementos identitários da Covilhã.
Os participantes interessados deverão formalizar a sua candidatura através do email: cidade.criativa@cm-covilha.pt.