Feira Ibérica de Turismo da Guarda com mais de uma centena de expositores

A segunda edição da Feira Ibérica de Turismo (FIT), a realizar de 30 de abril a 3 de maio, na Guarda, vai contar com a participação de mais de uma centena de expositores, foi ontem anunciado.

Segundo o presidente da Câmara Municipal da Guarda, Álvaro Amaro, o certame conta este ano com a participação de expositores de norte a sul, da região autónoma da Madeira e de cerca de duas dezenas de entidades de Espanha ligadas ao setor do turismo.

Regiões de Turismo, agências de viagens, hotéis, unidades termais, associações de municípios, autarquias, reservas naturais, comissões vitivinícolas, empresas ligadas ao desporto de aventura, gastronomia e artesanato fazem parte do rol de expositores da FIT 2015.

No final da reunião quinzenal do executivo camarário, Álvaro Amaro disse aos jornalistas que a FIT, que será inaugurada pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, terá este ano “cerca de sete mil metros quadrados de área coberta” e será “um evento marcante para a economia regional e nacional”.

A feira realiza-se no recinto do parque urbano do rio Diz, também conhecido por parque Polis, na Guarda-Gare, ocupando o semicoberto existente e duas tendas.

Através desta feira, a autarquia da Guarda pretende “promover a troca de experiências entre portugueses e espanhóis, abrindo as portas a novos mercados, bem como a produtos turísticos diferenciadores, e ainda dar a conhecer o património natural e histórico e a gastronomia, atraindo turistas, visitantes e também investidores que possam fixar-se” na região.

O evento, organizado pela Câmara Municipal da Guarda, é considerado “importante no setor” do turismo, onde empresários, agentes turísticos e investidores encontram “uma oportunidade privilegiada para contactos, troca de informações e desenvolvimento de parcerias”.

Álvaro Amaro estima que a FIT represente um investimento de “220 mil euros, sem IVA” e que a autarquia possa realizar “50 mil euros de receitas” e obter financiamento europeu para o restante valor.

O público que visitar a feira, para além de tomar contacto com uma oferta turística variada, poderá ainda usufruir de um programa diversificado que contempla concertos, atividades de ‘show cooking’ e desportivas ao ar livre, workshops e caminhadas, entre outras propostas.

Na animação, o programa inclui concertos dos grupos Triquel (Espanha), Lucky Duckies, Banda Red, Copituna D’Oppidana e Tuna da Universidade de Salamanca (Espanha).

A feira funcionará de quinta-feira a domingo, entre as 12 horas e a meia-noite.

O ingresso diário custa 1,5 euros e o geral, para os quatro dias, quatro euros, sendo que as crianças até aos 12 anos têm entrada gratuita.

Os bilhetes já estão à venda no Guarda Welcome Center, na praça Luís de Camões, no centro da Guarda, e no edifício dos Paços do Concelho.


Conteúdo Recomendado