Feira Farta abre hoje portas no Largo do Mercado Municipal da Guarda

Feira Farta 2023 1920 1080

O Município da Guarda volta a promover a Feira Farta, o certame que pretende fomentar a valorizar as freguesias e os seus recursos endógenos.

No local, como em edições anteriores, foi instalada uma estrutura que acolhe todas as 43 freguesias do concelho da Guarda, os seus produtos, produtores, artesanato e tradições. Esta é a sétima edição de um evento que se tem tornado, ao longo dos últimos anos, como uma referência do Mundo Rural da região.

Para o presidente da câmara da Guarda, Sérgio Costa, «esta é uma iniciativa que mostra a autenticidade e a diversidade que existe no concelho e por isso é também uma montra privilegiada dos nossos produtos». Da cestaria à tapeçaria e aos produtos hortícolas, da fruta da época ao mel e ao azeite, dos doces típicos como os biscoitos ou a bola parda, aos licores, são muitos os produtos à venda no certame. Com especial destaque, nesta edição de 2023, para o vinho da região que para além dos produtores de vinho do concelho, contará com a participação especial da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), sediada na Guarda. A CVRBI é, de resto, também parceira do Município no Guarda Wine Fest.

Nesta sétima edição, durante 2 dias, são esperados mais de 400 produtores, vindos das 43 freguesias do concelho da Guarda, expondo os seus produtos endógenos e com 7 bairros (Pinheiro, S. Vicente, Luz, Alfarazes, Lameirinhas, S. Domingos e Póvoa do Mileu) e a Associação Acriguarda a apresentarem ementas com petiscos e pratos típicos da região, com destaque para a carne da raça autóctone, a vitela jarmelista.

O certame conta ainda com o Espaço Criança dinamizado pelo Centro Comercial La Vie, que uma vez mais se associa à Feira Farta, apoiando este espaço infantil que promoverá ações lúdico/pedagógicas com o público mais jovem da feira, durante os dois dias.

Quanto à animação, a Feira Farta 2023 volta a apostar forte num programa diversificado, com as associações culturais e grupos do concelho, que vão garantir música e muita animação nos dois dias da feira.

E tal como em edições anteriores, a Feira Farta será palco também para grandes concertos. A saber, hoje, dia 9 de setembro, pelas 22h00, sobem ao palco os D.A.M.A. e amanhã, pelas 16h00 o guardense Filipe Nunes que assinala os 25 anos de carreira no palco da Feira Farta. A encerrar estará o multifacetado artista TOY, que fecha a edição de 2023 do certame, pelas 18h00.

O evento funcionará, hoje entre as 10h00 e as 24h00 e amanhã entre as 11h00 e as 24h00. O recinto tem entrada livre, tal como os espetáculos.

Recorde-se que a realização da Feira Farta tem como principal objetivo divulgar, fomentar e valorizar os recursos e produtos da região da Guarda.


Conteúdo Recomendado