Feira do Queijo Serra da Estrela em Fornos de Algodres

Queijo Serra da Estrela

Este fim de semana, o Mercado Municipal de Fornos e Algodres acolhe o certame dedicado ao produto endógeno da Serra da Estrela.

O Município de Fornos de Algodres promove a Feira do Queijo Serra da Estrela, certame que é imagem de marca do Município e da região.

A Feira do Queijo de Fornos de Algodres, pretende dar continuidade e manter viva, uma daquelas que já é a tradição mais antiga da região, com o objetivo de promover o território, os pastores, as queijarias tradicionais e os produtores locais.

“A Feira do Queijo de Fornos de Algodres pretende mostrar e manter viva a autenticidade e a genuinidade da produção do queijo Serra da Estrela, uma das sete maravilhas da gastronomia nacional”, segundo a autarquia.

O evento, que inclui exposições, animação, visitas a queijarias , venda de queijo e de produtos regionais, mostra de ovinos e cão Serra da Estrela, jornadas técnicas e recriações etnográficas insere-se na estratégia do município de “fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos, a cultura e as tradições locais”.

O grupo “Sons do Minho” atuam dia 17 e no dia 18 o Festival de Folclore irá animar os presentes.

A anteceder a Feira do Queijo, irá decorrer esta noite um debate dedicado à proteção da floresta. A iniciativa com início às 20h3o contará com a presença do presidente do Município de Fornos de Algodres, António Manuel Fonseca; dos representantes da URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela, José Mota e Rui Xavier e ainda do deputado da Assembleia da República, Santinho Pacheco.


Conteúdo Recomendado