Segundo a autarquia, “o certame tem-se afirmado cada vez mais como uma imagem de marca do concelho e da região e tem vindo a dar especial enfoque à promoção e realce do queijo Serra da Estrela, categorizado como sétima maravilha gastronómica nacional, à nossa genuína identidade e autenticidade, aos nossos pastores, queijarias tradicionais e produtores DOP.”
“Estarão igualmente presentes os produtos endógenos locais, como o nosso azeite, os enchidos, o mel, o vinho Dão, produtos com urtiga e doces regionais. Destaque ainda para o Cão Serra da Estrela e para o elemento diferenciador, a ovelha Bordaleira. Serão também dinamizadas visitas guiadas a queijarias artesanais, permitindo assim divulgar este território rural, fazendo com que os participantes possam desfrutar de uma experiência sensorial in loco da arte de conceção do melhor queijo do Mundo”, acrescenta a autarquia.
O certame que conta ainda com um vasto programa musical, etnográfico e gastronómico insere-se na estratégia do Município de Fornos de Algodres para fomentar e valorizar os produtos endógenos, os recursos naturais, a cultura e as tradições locais.
O programa será divulgado brevemente.