Foi na cidade de Seia que mais de uma centena de militantes e simpatizantes do Partido Socialista participaram nesta neófita Academia. Dado o reconhecido sucesso da iniciativa, a Federação do PS Guarda tenciona repetir o evento, não só pela discussão e informação política, mas também pelo reconhecimento do advogado, político e grande humanista que foi Almeida Santos.
Depois do edil do município de Seia, Luciano Ribeiro e o presidente da Federação, Alexandre Lote terem dado início a uma longa jornada de trabalhos, seguiram-se quatro painéis de discussão, com a participação de vários convidados, entre os quais o Presidente da Câmara de São João da Madeira, Jorge Vultos Sequeira, a vereadora da Câmara Municipal de Paredes de Coura, Maria José Lopes, Bruno Costa, Chefe de Gabinete da CM de Fornos de Algodres e José Amaral Veiga, Presidente da Assembleia da CIM Beiras e Serra da Estrela. Os convidados foram moderados por Daniel Joana, Alexandre Gonçalves, Cláudio Rebelo e João Jorge Lourenço, respetivamente.
Os temas escolhidos para os diferentes fóruns, recaíram nas seguintes temáticas: “Boas práticas autárquicas”; ” Orçamento municipal e ODS, uma realidade?”; “O poder da comunicação nas eleições autárquicas”; “Conflitos de interesse – autárquicas locais e estatuto funcional e remuneratório dos Autarcas”.
Feitas as conclusões dos vários temas abordados, ocorreu a sessão de encerramento, com a participação de quatro oradores: Rui Vieira, Antigo Deputado e Presidente do Conselho de Administração da Assembleia da República, António Almeida Santos, filho e representante da família Almeida Santos, Ana Mendes Godinho, deputada pelo círculo da Guarda do PS, Pedro Vaz, Secretário Nacional para a organização do PS.
Após o almoço, que contou com a participação dos militantes, prestou-se uma homenagem ao Dr. António Almeida Santos, no cemitério de Vide, localidade onde cresceu.