Com os Resistência e Nuno Ribeiro, ícones do panorama musical nacional, como cabeças de cartaz, o município de Celorico da Beira promove, de 20 a 22 de fevereiro, mais uma edição da Feira do Queijo, para homenagear, aclamar e valorizar o queijo, produto endógeno de excelência, e celebrar a sua identidade.
Ano após ano, a Feira do Queijo que tem sabido agregar tradição, autenticidade, inovação, qualidade, sabores genuínos, saberes ancestrais e animação variada conquistando cada vez mais visitantes, tornando-se numa referência na região da Serra da Estrela e motor de desenvolvimento e valorização deste território.
A 47ª edição da Feira do Queijo faz jus à tradição e apresenta uma programação rica e variada, à altura das expectativas dos diferentes públicos. Destaque especial para a animação (de rua, infantil e musical), que cria a ambiência festiva do evento. No respeitante à oferta musical, o Município de Celorico da Beira vai brindar o público com sonoridades e ritmos diversificados e intemporais, que atravessaram gerações, trazidos pelo grupo Smells Like 90’s (êxitos dos anos 90) , e outros de cariz mais tradicional e popular com as atuações/concertos dos 4 Mens, 7 Saias e grupos de concertinas, além dos mixes de música, resultantes da arte dos Dj´s Kura, Sayless e Nuno´s, que irão animar os mais resistentes pela noite dentro.
O desporto está em destaque nesta edição da Feira com a Apresentação da nova Rede de Percursos Pedestres e Centro Cyclin’ e a “ V Rota do Queijo – BTT e Caminhada – Uma Aventura Gastronómica”, atividade desportiva para descobrir o território, a pé ou de bicicleta, entrecortada com pequenas degustações do que melhor se produz no concelho.
Realce também para a Mostra de Gado de Ovinos Serra da Estrela; as Apresentações, Oficinas Gastronómicas e Degustações de Queijo e Vinho, durante o certame e o tradicional almoço convívio.
Sendo a Feira do Queijo o maior evento promovido pela autarquia o Executivo Municipal vai aproveitar esta ocasião para apresentar publicamente três projetos impactantes para os celoricenses, a saber: Edifício Multiusos de Apoio ao Mercado Municipal, Loja do Cidadão e Alteração do Edifício da Antiga Escola Profissional para Serviços Públicos.
Durante três dias, o queijo é o produto rei e a atração principal deste evento gastronómico. Produzido com o leite de ovelha, sal e a flor de cardo, apresenta uma forma cilíndrica, cor amarelo palha e pasta untuosa. É uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa, capaz de conquistar e derreter os palatos mais exigentes, a cada dentada. Um queijo encerra em si, não só a técnica e a arte milenares das queijeiras, como também, a história, a cultura, as tradições e a alma das gentes da região da Serra da Estrela.
A Feira do Queijo de Celorico da Beira transpõe, em muito, a definição de um espaço mercantil: exposição e venda de queijo, produtos locais, artesanato, entre outros. Tornou-se, sobretudo, numa festa anual muita animada para os celoricenses e visitantes e ponto de encontro para amigos confraternizarem e divertirem-se.
Segundo a autarquia, “o queijo é apenas o mote para uma visita a Celorico da Beira – Capital do Queijo Serra da Estrela, durante a Feira ou no ano inteiro. Tem à sua espera um território cheio de encantos sem igual: paisagens de perder a respiração, património arquitetónico, dois castelos, uma Aldeia Histórica (Linhares da Beira), cultura, história, tradição e uma gastronomia de eleição. Estamos convictos que ficará inebriado com os sabores únicos dos seus tesouros gastronómicos, em especial, do queijo e requeijão, que poderá degustar ou comprar no Solar do Queijo Serra da Estrela, e do Borrego Serra da Estrela, produtos endógenos de qualidade superior provenientes da rainha das pastagens serranas- a ovelha da raça Serra da Estrela.”







