Estrela Xtreme Triathlon volta à Serra da Estrela em Setembro

Esta edição contará com 1,9 km no segmento de natação, 105 km em bicicleta e 21 km de corrida, num ambiente de montanha, passando por locais emblemáticos e com paisagens deslumbrantes.

A prova de triatlo de longa distância, “Estrela Xtreme Triathlon”, voltará a realizar-se a 24 de Setembro na Serra da Estrela com epicentro em Manteigas.


As inscrições já estão abertas para aquela que “promete mostrar que é possível proporcionar um evento exigente do ponto de vista competitivo, mas que ao mesmo tempo permite viver a região da Serra da Estrela em família”, como afirma a Armando Teixeira Outdoor Events, que organiza o evento.


Esta edição contará com 1,9 km no segmento de natação, 105 km em bicicleta e 21 km de corrida, num ambiente de montanha, passando por locais emblemáticos e com paisagens deslumbrantes.


A parte de natação será realizada na lagoa do Vale do Rossim, localizado a cerca de 1400 metros de altitude. Quanto ao segmento de ciclismo, prevê-se que tenha um desnível positivo de 2500 metros acumulados ao fim de 105 km de percurso que decorre no maciço central da Serra da Estrela. Este será maioritariamente em alcatrão, com pequenas passagens em terrenos em paralelos e mais rugosos.


Por fim, os 21 km de corrida terão um desnível positivo de 900 metros, sendo feitos, maioritariamente, em estradas de montanha, com pequenos percursos em alcatrão e troços com moderada dificuldade técnica. Tanto a partida como a meta estarão localizadas no Parque da Várzea em Manteigas, passando, também, pelo Poço do Inferno


“Esta é uma proposta de adaptação dos modelos de referência internacionais às especificidades culturais, climáticas e orográficas da região da Serra da Estrela, que, acreditamos, tornar-se-á incontornável devido, entre outros, a quatro pilares essenciais: a qualidade paisagística e ambiental do Parque Natural da Serra da Estrela; o aproveitamento ao máximo do relevo do Parque Natural da Serra da Estrela; a experiência proporcionada ao atleta e a qualidade dos serviços prestados; o segmento de corrida, com características de trail, que diferencia este desafio de todos os outros já realizados no nosso país”, explica Armando Teixeira, criador e impulsionador deste projeto.


Tal como o que acontece no Estrela Grande Trail, evento da mesma organização, que se realiza anualmente em maio, o Estrela Xtreme Triathlon promete mostrar que é possível proporcionar um evento exigente do ponto de vista competitivo, mas que ao mesmo tempo permite viver a região da Serra da Estrela em família.


Conteúdo Recomendado