Trata-se de uma noite especial na qual, a convite do Município da Guarda, diversas coletividades do concelho irão apresentar as canções tradicionais das Janeiras.
O cantar das Janeiras está bem presente no rico Cancioneiro Popular Português. Segundo o Portal do Folclore Português, «a sua origem remonta igualmente ao tempo do paganismo em imitação das Saturnais Romanas que, ao converterem-se à religião cristã, assumiram foros da maior originalidade. No cantar das Janeiras, tradição ancestral, está contido todo o espírito popular, a criatividade, a beleza, o elogio e o escárnio. Muito embora neste domínio se acentuem as heterogenias regionais, é, no entanto, comum a todo o País a composição de pequenos grupos corais, normalmente acompanhados de instrumentos musicais, que percorrem os mais variados lugares da sua freguesia ou vila, batendo às portas e entoando loas religiosas à mistura com quadras de fino gosto popular.».
Originalmente o cantar as Janeiras fazia-se, tradicionalmente, de porta em porta, pelas ruas da cidade, mas mais recentemente, os grupos têm vindo a optar cada vez mais e por todo o país em cantar em espaços centrais, como praças, largos ou jardins, numa zona central da localidade. Na Guarda acontecerá no Teatro Municipal da Guarda, no dia de Reis, 6 de janeiro, pelas 21h30. A entrada é livre.
Esta atividade está integrada na iniciativa “Guarda: A Cidade Natal”.