Espanhola Renfe dispensa 500 trabalhadores

Reestruturação acontece em vésperas da liberalização do transporte ferroviário de passageiros.A Renfe, que gere o serviço de transporte ferroviário de passageiros, está a negociar com os sindicatos a eliminação de cerca de 500 postos de trabalho, dos 14.800 que integram a empresa. De acordo com a imprensa espanhola, a empresa propôs aos sindicatos um processo […]

Reestruturação acontece em vésperas da liberalização do transporte ferroviário de passageiros.A Renfe, que gere o serviço de transporte ferroviário de passageiros, está a negociar com os sindicatos a eliminação de cerca de 500 postos de trabalho, dos 14.800 que integram a empresa. De acordo com a imprensa espanhola, a empresa propôs aos sindicatos um processo de cariz “voluntário e universal” e que também deverá afectar a Adif, gestora da infra-estrutura ferroviária, com cerca de 14.300 empregados.
A Renfe ainda não comunicou aos trabalhadores que decidam aderir voluntariamente a este plano de rescisões qual a indemnização a que terão direito, avançado que a mesma será negociada individualmente, diz o jornal espanhol ABC, citando fontes próximas do processo.
O plano de rescisões acontece numa altura em que se aproxima a liberalização do serviço de transporte ferroviário de passageiros em Espanha e se espera a reestruturação do sector em quatro empresas.


Conteúdo Recomendado