Espanhol David Regueiro no cartaz do 14.º Festival Seia Jazz & Blues

O músico espanhol David Regueiro é o destaque da 14.ª edição do festival Seia Jazz & Blues, que vai decorrer naquela cidade do distrito da Guarda entre 05 e 10 de março, foi hoje anunciado.

Segundo a organização, a edição deste ano do evento musical, para além de concertos, oficinas e ‘jam sessions’, voltará a “levar o jazz às escolas do município de Seia”.

A Big Band EPSE formada na Escola Profissional da Serra da Estrela, de Seia, com a direção de Helder Abreu, irá dar o pontapé de saída para os concertos do Seia Jazz & Blues, atuando no cine-teatro da Casa da Cultura de Seia, pelas 22 horas, no dia 08 de março.

O concerto de abertura será seguido pelo do saxofonista e flautista espanhol José Nine.

No dia seguinte, 09 de março, pelas 22 horas, o espanhol David Regueiro subirá ao palco, acompanhado pelo seu grupo Swingtet.

“O músico espanhol, que combina as raízes ciganas com a influência jazz, vem apresentar o seu mais recente disco: ‘Bird Lives!’. Dividirá o palco com mais quatro músicos, num quinteto que não resiste ao swing e ao jazz Manouche”, refere a organização em nota hoje enviada à agência Lusa.

A organização indica que David Regueiro, um músico regular nos festivais de Jazz da Galiza, promete “a entrega de um ‘hot jazz’ que aquecerá a noite mais fria”.

No último dia do festival, 10 de março, um sábado, será a vez dos portugueses The Greyhound James’ Band pisarem o palco para “mostrarem um lado mais selvagem dos blues”.

Os músicos de The Greyhound James’ Band “pegam no rock clássico, misturam-no com o drama das bandas sonoras do género ‘Western Spaghetti’, os filmes italianos que celebrizaram Clint Eastwood, e transformam-no num espetáculo imperdível”, assegura a organização.

No mesmo dia, entre as 15h00 e as 21h00, o jazz vai sair à rua.

Segundo os promotores do festival Jazz & Blues, nas ruas de Seia, oito músicos do grupo português Xaral’s Dixie irão encenar “recordações da Dixie Land”.

A organização refere ainda que, na edição do ano passado do festival, mais de 750 crianças do concelho de Seia, na Serra da Estrela, tiveram oportunidade de ter um maior contacto com as sonoridades musicais do jazz e dos blues e, este ano, entre 05 e 07 de março, “muitas mais” poderão ver “novos talentos musicais na sua escola”.

O festival de Jazz & Blues é promovido pela Câmara Municipal de Seia, no distrito da Guarda.


Conteúdo Recomendado