Eduardo Gageiro inaugura exposição no Museu de Arte Moderna Abel Manta em Gouveia

O Museu Municipal de Arte Moderna Abel Manta, em Gouveia,  vai inaugurar uma exposição de Eduardo Gageiro, no próximo sábado, às 11 horas, com a presença do fotógrafo. Às 15 horas, Eduardo Gageiro orientará um workshop de fotojornalismo.

Eduardo Gageiro nasceu em Sacavém a 16 de fevereiro de 1935 e com apenas 12 anos publicou no Diário de Notícias, a sua primeira fotografia, que teve honras de primeira página. Desde aí foi repórter fotográfico em diversas publicações, nomeadamente no Diário Ilustrado, O Século Ilustrado, Eva, Almanaque, Match Magazine, Associated Press (Portugal) e editor da revista Sábado, atualmente trabalha como freelancer.

Considerado um dos melhores fotógrafos portugueses de sempre, Gageiro esteve presente nos momentos mais marcantes da história recente do nosso país, com especial destaque para o 25 de Abril.

No dia 25 de Abril de 1974, Eduardo Gageiro captou centenas de momentos, entre os quais o instante decisivo da revolução, quando o capitão Salgueiro Maia regressava das negociações na rua do Arsenal. Muitas das fotografias tiradas neste dia foram publicadas no jornal diário “O Século”.


Conteúdo Recomendado