Economia da internet já gera receitas de 512 mil milhões

Em 2013, foram criados 250 mil empregos nesta área nas cinco grandes economias europeias – Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha. Receitas vão mais que duplicar.

O valor que traz para o consumidor, com descontos e campanhas promocionais, e a competitividade à escala global que proporciona às empresas fazem que a internet móvel esteja a ganhar cada vez mais espaço na economia. Só no ano passado os negócios feitos através da internet móvel geraram receitas de 512 mil milhões de euros no conjunto de 13 países representativos de 70% do PIB mundial. Já no conjunto das cinco maiores economias da Europa as receitas ascenderam a 92 mil milhões.

As conclusões são do estudo “The Mobile Internet Economy in Europe”, feito pela consultora Boston Consulting Group (BCG) e comissionado pela Google, que analisou o ecossistema mobile em 13 países. Além das receitas geradas, a internet móvel criou para o consumidor um valor de 770 mil milhões de euros só na Alemanha, França, Reino Unido, Itália e Espanha. Já no conjunto dos 13 países, os consumidores conseguiram poupar 2,8 biliões de euros por fazerem as compras através de internet móvel.

Ao mesmo tempo, a internet móvel foi responsável pela criação de 250 mil postos de trabalho nas cinco maiores economias europeias, número que sobe para três milhões se forem contabilizados os 13 países analisados.

O mobile tem vindo a crescer significativamente desde 2008, mas foi em 2013 que começou a ganhar relevância.


Conteúdo Recomendado