Dois quilos de Cereja do Fundão arrematados por 560 euros em leilão online

Dois quilos de “Cereja do Fundão” foram hoje arrematados por 560 euros num leilão ‘online’ solidário, que conquistou o maior valor de sempre para este fruto e que vai permitir comprar equipamentos de proteção individual para os lares do concelho.

A ação foi organizada pela Câmara do Fundão, distrito de Castelo Branco, no âmbito da campanha de promoção da marca “Cereja do Fundão”, e o lote único de dois quilos era constituído pelas “maiores cerejas”, dado que cada fruto apresentava um tamanho muito acima do habitual, com um calibre médio de 34/36.

Com uma base de licitação de 100 euros, os lances de dez euros surgiram rapidamente entre o grupo de 20 participantes, nomeadamente empresários, representantes de outros municípios e figuras públicas, como o escritor Miguel Esteves Cardoso.

Cada um em sua casa e através de uma plataforma ‘online’, os interessados foram aumentando o valor das ofertas, até ao lanço final de 560 euros.

João Magalhães, proprietário do “Intermarché do Fundão”, foi quem arrematou o lote e revelou que irá partilhar as cerejas com os colaboradores que estão a preparar a reabertura da respetiva superfície comercial, que está a ser remodelada.

O empresário mostrou-se satisfeito por estar a contribuir para valorizar um produto da região e por ajudar os produtores locais, ao mesmo tempo que se juntou a uma causa social.

“Tudo faremos para poder ajudar iniciativas destas e ajudar também à produção e à dignificação dos produtos desta região”, apontou.

Uma ideia igualmente vincada pelo presidente da Câmara do Fundão, Paulo Fernandes, que sublinhou a notoriedade e valorização alcançadas e o facto de se ter ultrapassado, “por muito”, o “recorde absoluto” do preço pago por quilo.

O autarca destacou a importância de ações que ajudem os produtores a aumentar o valor do produto, principalmente num ano em que se perspetivam quebras na ordem de 70% e cujos prejuízos diretos podem rondar os oito milhões de euros.

“Tudo isto que estamos a fazer é para que o valor médio pago ao produtor seja bastante maior do que nos últimos anos”, acrescentou.

Para ajudar a reduzir as perdas e tendo em conta o período de confinamento que muitos portugueses vivem, a autarquia também lançou este ano um serviço de entrega de cerejas diretamente na casa dos clientes, tendo registado 300 encomendas logo no primeiro dia.

O Fundão tem entre 2.000 a 2.500 hectares de pomares de cerejeiras e o concelho é considerado a principal zona de produção de cereja a nível nacional.

Em março, a Comissão Europeia aprovou o pedido para que a “Cereja do Fundão” seja um produto de Indicação Geográfica Protegida.


Conteúdo Recomendado