Dívida das autarquias cai um terço desde entrada da troika

Municípios devem menos 2,34 mil milhões de euros. Pagamentos em atraso também desceram mil milhões. Fornos de Algodres é o município mais endividado por habitante.

A dívida dos municípios portugueses caiu quase um terço desde a chegada da troika. Uma redução de mais de 2,34 mil milhões de euros entre 2010 e 2014. O Diário de Notícias teve acesso aos dados do Sistema Integrado de Informação das Autarquias Locais (reportados pelos municípios) que mostram que, apesar da descida, no final de 2014, 305 municípios deviam ainda 5,7 mil milhões de euros. Os valores excluem, no entanto, o setor empresarial local.

Os dados – que apenas não incluem os municípios de Arronches, Faro e Ribeira Grande – mostram que Fornos de Algodres é o município mais endividado per capita e Lisboa o mais endividado em termos absolutos.

O Diário de Notícias cruzou a dívida apurada com os Censos de 2011 (os dados mais recentes), o que mostra que a dívida de Fornos de Algodres – impulsionada por ser um município pequeno, de apenas 4989 habitantes, e dever 31,1 milhões – é de 6250 euros por munícipe. Em sentido inverso, a autarquia menos endividada é a da Mealhada com um dívida que ronda apenas 35 euros por habitante.


Conteúdo Recomendado