Distritos da Guarda e Castelo Branco em risco muito elevado de incêndio

Onze concelhos dos distritos de Faro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu apresentam hoje risco muito elevado de incêndio, de acordo com informação disponível na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na Internet.

Segundo o IPMA, os concelhos Alcoutim, Loulé, Monchique, Silves e Portimão (Faro), Oleiros (Castelo Branco), Pampilhosa da Serra e Tábua (Coimbra), Almeida, Figueira de Castelo Rodrigo (Guarda) e Moimenta da Beira (Viseu) apresentam risco muito elevado de incêndio.

O IPMA colocou ainda em risco elevado de incêndio vários concelhos dos distritos de Faro, Évora, Beja, Portalegre, CB, Coimbra, Guarda, Viseu e Bragança.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na terça-feira 25 incêndios que foram combatidos por 249 operacionais, com o apoio de 73 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu geralmente muito nublado, com nuvens altas, apresentando-se pouco nublado na região sul e aumentando gradualmente de nebulosidade no litoral norte e centro a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda vento fraco, soprando fraco a moderado de noroeste no litoral oeste a sul do cabo Mondego durante a tarde, possibilidade de ocorrência de neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral a norte do cabo Raso.

O IPMA prevê ainda uma pequena subida da temperatura mínima e descida da máxima nas regiões do litoral norte e centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 18 e os 33 graus Celsius, no Porto entre 17 e 21, em Bragança entre 14 e 29, em Viseu entre 16 e 27, em Castelo Branco entre 18 e 34, na Guarda entre 17 e 29, em Portalegre entre 21 e 37, em Évora entre 14 e 37, em Beja entre 17 e 41, em Faro entre 20 e 29, em Coimbra entre 15 e 28 e em Santarém entre 14 e 34.


Conteúdo Recomendado