Distritos da Guarda e Castelo Branco apresentam hoje risco extremo de exposição à radiação UV

Oito distritos do continente e a ilha da Madeira apresentam hoje um risco extremo de exposição à radiação ultravioleta (UV), segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco extremo de exposição À radiação UV estão hoje os distritos da Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Lisboa, Évora, Setúbal e Beja e a ilha da Madeira.

O IPMA colocou também em risco muito elevado os distritos de Faro, Leiria, Coimbra, Viseu, Bragança, Vila Real, Braga e Viana do Castelo, a ilha do Porto Santo e o arquipélago dos Açores. Os distritos do Porto e Aveiro estão hoje com níveis elevados de exposição à radiação UV.

O IPMA recomenda em caso de risco extremo que a população evite a exposição ao sol o mais possível.

Para as regiões com risco muito elevado e elevado, o IPMA recomenda a utilização de óculos de sol com filtro UV, chapéu, ‘t-shirt’, guarda-sol, protetor solar e evitar a exposição das crianças ao Sol.

O índice ultravioleta varia entre 1 e 2, em que o risco de exposição à radiação UV é baixo, 3 a 5 (moderado), 6 a 7 (elevado), 8 a 10 (muito elevado) e superior a 11 (extremo).

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13h00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.


Conteúdo Recomendado