Distritos da Guarda e Castelo Branco em risco máximo de incêndio

Os distritos da Guarda e de Castelo Branco estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo as informações disponíveis na página do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O restante território continental, à exceção do distrito do Porto, está sob risco elevado ou muito elevado.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13 horas em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

De acordo com as informações disponíveis na página da Autoridade Nacional de Proteção Civil, os incêndios de Mação, Santarém, e de Vila de Rei, Castelo Branco, eram os que mais preocupações levantavam às autoridades por volta das 06h30, depois de o fogo de Ribeira de Pena, Vila Real, ter sido dado como dominado.

O incêndio de Mação era o que mobilizava a esta hora um maior número de meios, com 837 operacionais e 250 meios terrestres.

Em Vila de Rei 405 operacionais combatem o fogo, apoiados por 123 meios terrestres.

Os distritos de Castelo Branco, Portalegre, Évora, Beja, Faro e a região autónoma da Madeira estão hoje, e até sexta-feira, sob aviso amarelo do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido a previsões de tempo quente.

O aviso amarelo é o terceiro mais grave numa escala de quatro e aplica-se a situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.


Conteúdo Recomendado