Distrito da Guarda regista taxa de sucesso de 47% no ensino básico

Coimbra é o distrito com melhores resultados em ambos os ciclos.

Apenas 42% dos alunos que passaram nos exames de matemática e de português do 9.º não reprovaram no 7.º e 8.º ano. Ou seja, são 58% os alunos que ficaram retidos ou desistiram no 7º ou 8º ano ou então reprovaram nos exames do 9.º ano.
Na exposição dos dados relativos ao 3.º ciclo, o Ministério da Educação divulgou que por distritos, Coimbra é o único em que a maioria dos alunos consegue concluir com êxito cada um destes anos. O distrito regista uma taxa de sucesso de 51%. No fim da tabela está o distrito de Portalegre, onde apenas um terço dos alunos (31%) não fica retido num destes anos ou não desiste da escola.
Bragança, Setúbal, Évora, Beja e Faro são os restantes distritos onde não são alcançados os 40% de aprovações nos três anos referidos. Abaixo de Coimbra, com a segunda posição, surgem Guarda e Viana do Castelo com 47%.
No 2.º ciclo, os resultados apresentados são um pouco melhores. De acordo com o Portal InfoEscolas, 53% dos alunos a nível nacional, obtêm positiva nos exames do 6.º, depois de terem concretizado com sucesso o 5.º ano de escolaridade. Coimbra é também no segundo ciclo o distrito melhor classificado com uma taxa de aproveitamento de 61%. Na segunda posição surge Braga com 60%. O terceiro posto é ocupado por Viseu com 59%. Os distritos mais a Sul e também Bragança são uma vez mais os que revelam os piores resultados: Portalegre com 45% de sucesso, tal como Setúbal e Faro. Beja regista 46%, Bragança 47% e Évora com 48%.
Por escolas, são obtidas grandes variações. O Colégios dos Plátanos, em Sintra, regista 98% de aproveitamento nos exames dos 9.º ano e também no 7.º e 8.º ano. Por sua vez, a Escola Básica do Alto do Lumiar, em Lisboa, conta apenas com 2% de alunos que concluíram o 9º ano em iguais condições.
Outras escolas com a quase totalidade de aproveitamento dos alunos é o Colégio de Nossa Senhora do Rosário, no Porto com 96% e o Colégio Rainha Santa Isabel, em Coimbra, com igual valor percentual.
Os dados expostos no InfoEscolas, abrangem os alunos matriculados no ensino básico geral das escolas públicas e privadas em Portugal Continental. As Estatísticas incidem sobre mais de 300 mil alunos do 3.ºciclo, e mais de 200 mil do 2.º ciclo.

Conteúdo Recomendado