Dia da Poesia celebra-se hoje com leituras, conferências, música e exposições

O Dia Mundial da Poesia assinala-se hoje por todo o país com leituras, conferências, concertos, exposições e até estendais poéticos.

O Dia Mundial da Poesia assinala-se hoje por todo o país com leituras, conferências, concertos, exposições e até estendais poéticos.

Sabugal comemora Dia Mundial da Poesia
Nesta tertúlia vão estar presentes alguns poetas do concelho, nomeadamente, Alfredo Correia, Amélia Rei, Fernando Birra, João Urbano Correia e Nélia Carrilho.
O Município do Sabugal, em parceria com o Centro Local de Aprendizagem da Universidade Aberta do Sabugal, vai promover amanhã, dia 21 de março – Dia Mundial da Poesia – um encontro com poetas locais. A iniciativa decorre na Biblioteca Municipal, a partir das 14h30.
Nesta tertúlia vão estar presentes alguns poetas do concelho do Sabugal, nomeadamente Alfredo Correia, Amélia Rei, Fernando Birra, João Urbano Correia e Nélia Carrilho.

Recital Itinerante por Pinhel

A iniciativa vai contar com a colaboração e participação do Movimento Poético de Pinhel e vai culminar com um “Estendal Poético”.
No Dia Mundial da Poesia, o Município de Pinhel vai promover um “Recital Itinerante”, com declamação de composições poéticas pelas ruas, comércios, serviços e instituições da cidade de Pinhel.
A iniciativa vai contar com a colaboração e participação do Movimento Poético de Pinhel e vai culminar com um “Estendal Poético” em frente à Câmara Municipal de Pinhel, no qual serão colocadas peças de roupa com os poemas declamados ao longo do dia.
Assim, hoje, pelas ruas de Pinhel poderá ouvir poetas como Camões, Camilo Castelo Branco, Fernando Pessoa, Florbela Espanca, Eça de Queirós e José Saramago.

Comemorações do Dia Mundial da Poesia na Guarda
Leituras de rua de textos poéticos e parapoéticos de autores da Guarda e récitas poéticas pelas escolas são algumas das atividades.
O Museu da Guarda, a Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço e o Teatro Municipal comemoram conjuntamente, na quarta-feira, o Dia Mundial da Poesia, com a realização da iniciativa “Cartografia Poética da cidade da Guarda”.
A Câmara Municipal da Guarda pretende que a iniciativa “conta com leituras de rua de textos poéticos e parapoéticos de autores da Guarda”, nomeadamente de António Monteiro da Fonseca, Augusto Gil, Eduardo Lourenço, João Patrício, José Augusto de Castro, Nuno Montemor, Osório de Andrade, Tomás Ribeiro e Virgílio Afonso.
O itinerário da iniciativa começa pelas 14 horas, contempla récitas poéticas na Escola Augusto Gil, em cada uma das antigas residências dos autores e na Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, terminando pelas 18 horas no café concerto do Teatro Municipal da Guarda, com uma sessão de leitura livre de poemas.


Conteúdo Recomendado