Dia Aberto no Centro de Interpretação da Serra da Estrela

O CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela, em Seia, abre as suas portas à comunidade no sábado, com a realização de um Dia Aberto que possibilita visitas guiadas às diversas salas de exposições.

Centro de Interpretação da Serra da Estrela

Segundo a organização, as visitas guiadas às salas de exposições, que acontecem às 10h30, 14h30 e 16h00, proporcionam “um percurso virtual à Serra da Estrela, naquele que é o início de uma viagem mais alargada ao mundo da fauna e da flora da região”.

O programa também inclui, entre outras iniciativas, uma visita guiada ao espaço exterior do CISE (10h30), a abertura da XV Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE “Cenários da Estrela” (15h30), a entrega dos prémios do concurso de XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela (16h30) e uma “conversa fotográfica” com a presença do fotógrafo de natureza João Cosme (17h00).

 

Programa

10h30m – 12h00 – À descoberta da Biodiversidade do CISE.
Visita guiada ao espaço exterior do CISE com a finalidade de os participantes conhecerem e explorarem a biodiversidade aí existente. Esta atividade está limitada a 15 participantes e carece de inscrição prévia, preenchendo o seguinte formulário: https://goo.gl/gswUrt).

14h30m – Apresentação dos desenhos a ponta de feltro sobre papel de Eduardo Nery
Eduardo Nery (1938-2013) foi um artista plástico multidisciplinar que desenvolveu, durante mais de quatro décadas, uma obra vasta que passa pela pintura, desenho, gravura, colagem, tapeçaria, vitral, azulejaria, mosaico e fotografia, sendo um dos artistas plásticos contemporâneos com maior intervenção ao nível de arte pública.
Distinguido com inúmeros prémios nacionais e internacionais, está representado nas mais prestigiadas coleções públicas e privadas portuguesas e, em algumas, estrangeiras, tendo os seus trabalhos sido difundidos em múltiplas exposições individuais e coletivas.
Em 2013, o artista ofereceu ao Município de Seia / CISE – Centro de Interpretação da Serra da Estrela dois desenhos a ponta de feltro sobre papel executados em 1960 e inspirados nas paisagens da serra da Estrela, um deles representando as massas graníticas presentes na área dos Piornos, e o outro as peculiares formas colunares, localmente designadas de “queijeiras”, que se encontram na envolvente do covão do Boi.

15h30m – Abertura da XV Exposição de Fotografia de Ambiente do CISE – “Cenários da Estrela”, de António Correia, com a presença do autor.
António Correia, natural de Seia onde nasceu em 1948, é filho e neto de ilustres fotógrafos senenses, tendo desde cedo revelado um especial interesse pela fotografia e pelas artes visuais.
Durante quase quatro décadas de atividade profissional, entre 1978 e 2013, exerceu funções de Desenhador Gráfico no Parque Natural da Serra da Estrela. Desde logo colocou toda a sua paixão pela serra da Estrela e talento artístico ao serviço de variados projetos que contribuíram, de modo indubitável, para o conhecimento dos valores naturais e culturais da mais alta montanha do território continental português. Dos seus trabalhos, distinguem-se desenhos, ilustrações, cartazes e um vasto espólio fotográfico, que têm como tema principal a serra da Estrela e os testemunhos que o homem ao longo de séculos deixou na paisagem.
A exposição Cenários da Estrela reúne um conjunto de fotografias registadas em diapositivo, na década de 1990. Além de ilustrar alguns dos mais característicos cenários serranos, inclui memórias de uma ruralidade hoje esquecida.

16h30m – Entrega dos prémios do concurso de XIV Concurso de Fotografia de Ambiente do CISE – Património Ambiental da Serra da Estrela.

17h00 – Conversa fotográfica: A montanha através da objetiva!
Tertúlia onde será abordada a perspetiva de um fotógrafo de natureza sobre o mundo natural.




Conteúdo Recomendado