Deixar de consumir papel por um dia salvaria 11 milhões de árvores

É bastante fácil salvar 11 milhões de árvores em todo o mundo, explica um relatório da AIIM: basta pedir a todos os cidadãos do globo para deixarem de consumir papel durante um único dia.

Os números desta hipotética e banal ação são impressionantes, mas o estudo Paper Wars 2014, disponibilizado este mês pela AIIM – The Global Community of Information Professionals, coloca em cima da mesa este e outros detalhes específicos da indústria do papel. De acordo com o estudo, uma em cada cinco organizações – 21% – assumem que têm aumentado o seu consumo de papel. Por outro lado, cerca de 10 litros de água são necessários para fazer uma única folha de papel A4 – algo inacreditável quando a água é o recurso mais procurado e escasso do mundo. O relatório alerta ainda que reciclar uma tonelada de papel poupa cerca de 2.500 litros de petróleo, 26.500 litros de água e 17 árvores, mas 50% dos resíduos criados por um negócio ainda são maioritariamente papéis. Finalmente, dois últimos dados bastante curiosos. Diz o estudo que uma edição de domingo do The New York Times é suficiente para abater 75 mil árvores, e que cada árvore produz oxigénio suficiente para que três pessoas possam respirar. “É surpreendente que, num mundo cada vez mais digital, o papel ainda domine o ambiente do escritório”, explica o agregador de sustentabilidade Edie. De acordo com o site, quase quatro mil milhões de árvores são cortadas, todos os anos, para fornecer 300 milhões de toneladas de papel para os negócios e famílias. “Se o mundo inteiro deixasse de utilizar papel por um único dia, poderíamos poupar cerca de 821.918 toneladas de papel, o equivalente a 11 milhões de belas árvores. E é isso que queremos fazer, que o mundo deixe de utilizar papel durante 24 horas”, explicou Doug Miles, diretor de market intelligence da AIIM.

Um dos lugares-comum da sustentabilidade é tentarmos reduzir o papel que consumimos. Por vezes, atos tão banais como utilizar frente e verso e reutilizar uma folha de papel já impressa ou parcialmente escrita podem ajudar-nos nessa missão, mas há outras formas de ajudarmos o ambiente. Segundo o agregador de sustentabilidade Edie, é “surpreendente que, num mundo cada vez mais digital, o papel ainda domine o ambiente do escritório”. Segundo o Edie, quase quatro mil milhões de árvores são cortadas, todos os anos, para fornecer 300 milhões de toneladas de papel para os negócios e famílias. No entanto, apenas uma em cada cinco grandes empresas têm desenvolvido acções eficazes para reduzir a utilização de papel – para além da questão florestal, reduzir a utilização de papel também poupa outros recursos valiosos, como a água e o petróleo. “Se o mundo inteiro deixasse de utilizar papel por um único dia, poderíamos poupar cerca de 821.918 toneladas de papel, o equivalente a 11 milhões de belas árvores. E é isso que queremos fazer, que o mundo deixe de utilizar papel durante 24 horas”, explicou Doug Miles, diretor de market intelligence da AIIM.

Fique com 6 dicas para reduzir o consumo de papel, conselhos da AIIM.

1.Use tablets durante as reuniões – 60% das empresas que contribuíram para o relatório da AIIM – Paper Wars 2014 – afirmaram que a principal razão pela qual imprimem documentos deve-se à sua utilização em reuniões.

2.Utilize o Outlook e apps como o Evernote para reduzir as notas que aponta ou to-do lists.

3.Coloque mais palavras em cada página. Basta mudar as margens de 1.25’’ para 1’’ para reduzir a quantidade de papel que utiliza em 8%. Use também um espaçamento eficiente e tipos de letra como o Times New Roman.

4.Programe os computadores para imprimirem em frente e verso. O banco Citigroup descobriu que poderia poupar €560.000 por ano ao fazê-lo.

5.Crie um sistema que permite aos funcionários medir quantas cópias imprimem por mês – a maioria das pessoas ficaria chocada ao descobrir o seu número de impressões.

6.Conheça exactamente para que precisa ou não precisa de imprimir – 45% das pessoas acinda acreditam que precisam de assinaturas físicas em alguns documentos.


Conteúdo Recomendado