Data Center da Covilhã no projeto de radiotelescópio mundial

A infraestrutura será composta por duas mil antenas, que formam um radioteolescópio gigante, distribuído em distâncias de mais de três mil quilómetros.

O Data Center da Covilhã faz parte de um enorme projeto mundial, denominado Square Kilometer Array (SKA), que visa criar o maior radiotelescópio do planeta.

Criado na África do Sul e na Austrália, o projeto conta com muitas parcerias a nível mundial e em Portugal será o Data Center da Altice, na Covilhã, a armazenar os dados.

A infraestrutura será composta por duas mil antenas, que formam um radioteolescópio gigante, distribuído em distâncias de mais de três mil quilómetros. O objetivo é escutar os confins do universo, conseguindo “fotografar”, em ondas rádio, um bilião de galáxias, sinalizar buracos negros e procurar civilizações fora do Sistema Solar. Para o público em geral, a procura de vida extraterrestre, em especial vida inteligente, será o mais interessante dos objetivos do SKA.

O projeto é apresentado para a região esta terça-feira, de manhã na Universidade da Beira Interior e à tarde na Câmara da Covilhã.


Conteúdo Recomendado