Dadores de sangue reúnem em Trancoso

A Federação das Associações de Dadores de Sangue reúne em Trancoso no próximo dia 27 para o segundo Simpósio Distrital.

O evento conta com a participação de diversos profissionais de saúde como Rosa Teodósio, do Instituto de Higiene Tropical; Reis Pereira, ex-diretor do Serviço do Sangue do Hospital Sousa Martins, da Guarda; Luis Negrão, do Instituto Português do Sangue e da Transplantação e Helena Gonçalves, presidente da Associação de Imuno-hemoterapia.

O simpósio é organizado pela Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves, que agrega sete concelhos do distrito da Guarda e três de Viseu. A estrutura tem cerca de dois mil dadores de sangue. A Associação existe desde outubro de 2007. Os trabalhos do simpósio irão decorrer no Convento dos Frades.

Até há  pouco tempo, a Associação de Dadores de Sangue de Vila Franca das Naves abrangia também o concelho de Pinhel, mas os dadores daquela zona decidiram criar uma estrutura autónoma. A Associação de Dadores do concelho de Pinhel foi fundada em março deste ano. Os corpos diretivos já foram eleitos em julho. De referir que no distrito existe ainda a Associação de Dadores de Sangue da Guarda.


Conteúdo Recomendado