Curso de Medicina da UBI mantém número de vagas

A Universidade onde foi mais fácil entrar naquele curso foi a da Beira Interior, onde a nota do último colocado foi de 17,9 valores.A primeira fase de candidatura ao acesso do Ensino Superior começa quarta-feira e, tal como já aconteceu no ano passado, volta a haver menos vagas: num total de 1.087 cursos existem agora […]

A Universidade onde foi mais fácil entrar naquele curso foi a da Beira Interior, onde a nota do último colocado foi de 17,9 valores.A primeira fase de candidatura ao acesso do Ensino Superior começa quarta-feira e, tal como já aconteceu no ano passado, volta a haver menos vagas: num total de 1.087 cursos existem agora 51.461 vagas, menos 837 que em 2012. Os nove cursos de Medicina, que estão sempre entre os mais procurados e por isso apresentam as notas de acesso mais elevadas, mantêm este ano o mesmo número de vagas: 1.517. No ano passado, o aluno com a nota mais baixa que conseguiu entrar em medicina na Universidade do Porto tinha 18,35 valores. A Universidade onde foi mais fácil entrar naquele curso foi a da Beira Interior, onde a nota do último colocado foi de 17,9 valores. O MEC sublinha, no entanto, um aumento de vagas na área da saúde, que abrange mais cursos. No total são 6.768 lugares nesta primeira fase.
Este ano volta a haver uma redução de oferta tanto nas universidades como nos politécnicos. No entanto, de acordo com dados do Ministério, apenas três universidades abrem menos vagas: Trás-os-Montes e Alto Douro, Évora e a do Algarve. As restantes dez, mantêm a mesma oferta. Fazendo uma comparação percentual, as reduções de oferta sentem-se mais nas áreas de estudo de formação de professores e ciências da educação (menos 16% que no ano passado), e nos serviços de segurança (menos 28%). Por um lado, a agricultura, silvicultura, pescas e por outro a área das matemáticas e estatísticas são as que têm um maior aumento de oferta (ambas com mais 12% em relação ao ano passado).
Segundo o Ministério da Educação, as instituições procederam a uma reorientação da oferta na fixação de vagas, tendo em consideração a procura, a empregabilidade e as áreas de formação, de acordo com as regras estabelecidas pela tutela. À semelhança dos últimos concursos, a candidatura é feita através da Internet, na plataforma da DGES (http://dges.mctes.pt).


Conteúdo Recomendado