PS vai votar a favor da moção de censura d'Os Verdes

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, anunciou ontem na Guarda que os socialistas vão votar a favor da moção de censura anunciada pelos “Verdes”.A moção de censura d’ “os Verdes” foi anunciada na sexta-feira e deverá ser apresentada na segunda-feira, de modo a ser discutida e votada na quinta-feira na Assembleia da República.“O PS […]

O líder parlamentar do PS, Carlos Zorrinho, anunciou ontem na Guarda que os socialistas vão votar a favor da moção de censura anunciada pelos “Verdes”.A moção de censura d’ “os Verdes” foi anunciada na sexta-feira e deverá ser apresentada na segunda-feira, de modo a ser discutida e votada na quinta-feira na Assembleia da República.
“O PS tem vindo, com toda a naturalidade, a censurar o funcionamento deste Governo que é um Governo esgotado e falhado. Apresentámos, aliás, há cerca de dois meses uma moção de censura e é por isso, com toda a normalidade, que nós vamos votar a favor da moção de censura apresentada pelos ‘Verdes'”, declarou Carlos Zorrinho na Guarda, após ter inaugurado a sede de candidatura do socialista António Vaz, candidato à Câmara do Sabugal nas eleições autárquicas de 26 de Setembro. Segundo o líder parlamentar socialista, que em relação a esta decisão do PS “só Jerónimo de Sousa não tinha entendido, porque era uma posição por demais evidente”. No sábado, o secretário-geral do PCP defendeu que a moção de censura d” Os Verdes” iria “clarificar posições” e acabar com o “troca-tintismo” do PS. “Mas os portugueses poderão perguntar como é que um partido pode censurar o Governo e, ao mesmo tempo, estar num processo de diálogo”, observou o líder parlamentar do PS.
Na resposta, Carlos Zorrinho disse que o momento “é uma boa oportunidade para deixar bem claro que nós não estamos a negociar com o Governo”. “O PS não está a negociar com o Governo, o PS está a dialogar com todos os partidos políticos. É um processo de diálogo com todos os partidos políticos que estiverem disponíveis para isso e, nesse processo de diálogo, nós defendemos aquilo que são as nossas causas, são também as causas daqueles que acreditam, votam e confiam nem nós”, observou. “Com os partidos [o diálogo] é completamente diferente da relação com o Governo. Este Governo é um Governo que nós consideramos que está esgotado e nesse sentido votamos a favor da moção de censura”, disse. Carlos Zorrinho esclareceu que o diálogo com os partidos, que irá agora iniciar-se, poderá ser acompanhado através de uma ferramenta disponível no sítio electrónico do PS. “No site do PS nós temos uma cronologia disponível sobre todos os avanços e recuos que esse processo de diálogo pode ter”, disse, acrescentando que “tudo o que for acontecendo vai estar nesse site para que seja muito transparente para todos os portugueses”.  O PEV era o único partido da oposição com a possibilidade regimental de apresentar uma moção de censura ao Governo nesta sessão legislativa, visto que PS, PCP e BE já utilizaram essa prerrogativa. Esta será a quinta moção de censura ao executivo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho.


Conteúdo Recomendado