Curral do Negro vai sofrer ação de intervenção florestal e cultural

A ação, denominada “Curral do Verde”, terá início no Parque de Campismo do Curral do Negro, em Gouveia, pelas 10h00.

O Movimento Estrela Viva (MEV) e a Associação GoRomaria Cultural, em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia, vão promover hoje, dia 4 de fevereiro, uma ação de intervenção florestal e cultural, no Curral do Negro.


A ação, denominada “Curral do Verde”, terá início no Parque de Campismo do Curral do Negro, em Gouveia, pelas 10h00, e pretende “contribuir para inverter o destino a que a nossa Montanha parece estar votada”.


Segundo informação veiculada nas redes sociais da organização, os participantes irão limpar a área ardida no incêndio que percorreu a Serra da Estrela em agosto de 2022, construir barreiras naturais para impedir o arrastamento de solo com as chuvas, estimular a regeneração de espécies autóctones e impedir o assoreamento da ribeira de São Paio.


No final da ação de intervenção florestal haverá um lanche-convívio no Parque de Campismo do Curral do Negro e a libertação de uma ave selvagem recuperada pelo Centro de Ecologia, Recuperação e Vigilância de Animais Selvagens (CERVAS), agendado para as 15h00.


“E porque não basta cultivar a terra e é também preciso cultivar as mentes, seguir-se-á um momento cultural com música ao vivo, para terminar o dia em beleza no meio da floresta”, referiu a organização.


Esta iniciativa conjunta do MEV e do GoRomaria, conta com o apoio da Câmara Municipal de Gouveia, da Junta de Freguesia de Gouveia, do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), da URZE – Associação Florestal da Encosta da Serra da Estrela, do CERVAS e do Parque de Campismo Curral do Negro.


Conteúdo Recomendado