Covilhã recebe o Campeonato Europeu Universitário de Andebol de 2025

Organização do evento é da responsabilidade da Associação Académica da Universidade da Beira Interior, sob a égide da FADU Portugal.

A Covilhã vai receber, em 2025, o Campeonato Europeu Universitário de Andebol. O anúncio foi feito na passada quarta-feira, 23 de dezembro, pela Associação Europeia do Desporto Universitário (EUSA).

A organização do evento cabe à Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI), sob a égide da FADU Portugal – Federação Académica do Desporto Universitário, após a submissão da candidatura com o apoio da Universidade da Beira Interior (UBI) e do município da Covilhã.

“Um sentimento de responsabilidade e ao mesmo tempo de reconhecimento do trabalho que temos feito ao longo dos últimos tempos”, revela o presidente da AAUBI. “No presente ano civil organizámos as Fases Finais dos Campeonatos Nacionais Universitários que foram de uma enorme exigência e rigor, acredito por isso que tanto a FADU, como a AAUBI, como a UBI e o município da Covilhã estão alinhados para em 2025 realizar os melhores campeonatos europeus universitários de Andebol”, assegura Ricardo Nora.

“Trabalhámos para o receber, no entanto, tínhamos a perceção que a UBI não tem histórico a receber este tipo de eventos. Basta verificar que o único evento desportivo universitário internacional que recebeu foi no ano de 2000 e curiosamente foi o Campeonato Mundial Universitário de Andebol em conjunto com a Guarda”, sublinha o líder estudantil. O presidente da AAUBI lembra que este evento acarreta “muito trabalho a fazer nesta área e este é mais um sinal que temos capacidade para chegar longe e estar entre os melhores”.

Ricardo Nora foi reeleito para um terceiro mandato no passado dia 16 de dezembro, pelo que esta foi uma boa notícia para o começo de um novo ano na representação dos estudantes da UBI. “Não havia melhor forma de iniciar e preparar este terceiro mandato à frente da AAUBI. Espero que o ano de 2022 seja feito de muitas conquistas deste género. Seriam boas notícias para todos”, considera.

A Covilhã e a UBI recebem, assim, uma grande prova mundial de desporto universitário, 25 anos após o Campeonato Mundial Universitário de Andebol de 2000.


Conteúdo Recomendado