Covid-19: Unidade Local de Saúde da Guarda com três vagas de internamento

O hospital da Guarda disponibiliza hoje três vagas de internamento para doentes com covid-19 e possui camas de reserva que serão colocadas ao serviço em caso de necessidade, segundo fonte da Unidade Local de Saúde (ULS).

De acordo com informação disponibilizada à agência Lusa pela ULS da Guarda, presidida por João Barranca, o Hospital Sousa Martins faculta na data de hoje um total de 120 camas para internamento (incluindo 16 em cuidados intensivos) e estão 117 ocupadas, dispondo apenas de três camas livres (duas de cuidados intensivos e uma em enfermaria).

As unidades de internamento Covid 1 (com capacidade para 44 doentes) e Covid 3 (com capacidade para 22 pessoas) estão hoje com a lotação completa.

Na unidade de internamento Covid 2, com lotação para 38 pessoas, existe uma vaga.

A unidade de Serviço de Medicina Intensiva Covid 2 (SMI Covid 2) está com uma taxa de ocupação de 100% (quatro camas ocupadas) e a SMI Covid, com 12 camas, está com 10 ocupadas e tem duas vagas para internamento.

“Ainda não houve rutura do serviço [para internamento de doentes com covid-19] e mantêm-se seis camas prontas a utilizar caso seja necessário”, disse a fonte da ULS à Lusa.

Na semana passada, a ULS da Guarda foi contemplada com a oferta de 18 camas de articulação e elevação elétricas pela iniciativa Aconchegar, que também “já estão todas montadas e disponíveis”.

“Estão montadas num espaço entre as unidades de internamento Covid 1 e Covid 2, para darem o apoio que venha a ser necessário. No caso de serem necessárias, também serão colocadas ao serviço dos utentes” do Hospital Sousa Martins, rematou a mesma fonte da instituição.

A ULS da Guarda (que abrange 13 concelhos do distrito da Guarda, exceto o de Aguiar da Beira, que pertence ao Agrupamento de Centros de Saúde do Dão – Lafões) gere os hospitais da Guarda (Sousa Martins) e de Seia (Nossa Senhora da Assunção), e também 12 centros de saúde e duas unidades de saúde familiar (A Ribeirinha, na cidade da Guarda e a “Mimar Mêda”, na cidade de Mêda), abrangendo cerca de 142 mil habitantes.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.325.744 mortos no mundo, resultantes de mais de 106,4 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 14.557 pessoas dos 770.502 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.


Conteúdo Recomendado