Covid-19: Sobe para 65 o número de pessoas recuperadas em lar de Foz Côa

A Unidade de Saúde Publica (USP) da Guarda indicou hoje que subiu para 65 o número de pessoas recuperadas dos 76 infetados pela covid-19, entre utentes e funcionários do Lar Nossa Senhora da Veiga, em Foz Côa.

“Das pessoas recuperadas, 42 são utentes, a que se juntam mais 23 funcionários, o que totaliza um universo 65 recuperados “, indicou à Lusa a diretora da USP da Guarda, Ana Viseu.

Segundo a USP da Guarda, já morreram seis utentes do lar gerido pela Misericórdia de Vila Nova de Foz Côa, que estavam infetados pelo novo coronavírus – dois homens e quatro mulheres, com idades situadas entre os 82 e os 100 anos.

Ana Viseu havia dito à Lusa que 17 voluntários que prestaram apoio no Lar de Nossa Senhora da Veiga, em Vila Nova de Foz Côa, no distrito da Guarda ” todos eles testaram negativo para a covid-19.

Na fase inicial do processo de contaminação naquele lar do Douro Superior havia 69 utentes, dos quais 52 deram positivo para o novo coronavírus.

Num total de 47 funcionários, entre os quais um profissional de saúde, 24 estavam infetados.

Este lar encontra-se em regime de isolamento, tendo já sido alvo de um processo de desinfeção levado a cabo por uma empresa especializada, medida que foi estendida a outros locais daquele concelho do Douro Superior.

O primeiro foco de infeção neste lar foi registado no dia 25 de março.

Portugal contabiliza 1.114 mortos associados à covid-19 em 27.268 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia.

O país entrou domingo em situação de calamidade, depois de três períodos consecutivos em estado de emergência desde 19 de março.

Esta nova fase de combate à covid-19 prevê o confinamento obrigatório para pessoas doentes e em vigilância ativa, o dever geral de recolhimento domiciliário e o uso obrigatório de máscaras ou viseiras em transportes públicos, serviços de atendimento ao público, escolas e estabelecimentos comerciais.


Conteúdo Recomendado